São Pedro e São Paulo serão celebrados no domingo em Prudente

Santos são considerados as 2 colunas principais da Igreja Católica Apostólica Romana, por isso na data, às 9h, terá carreata com a bênção dos carros e, às 10h, missa solene 

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 29/06/2023
Horário 06:07
Foto: Cedida
São Pedro e São Paulo são lembrados com programação especial
São Pedro e São Paulo são lembrados com programação especial

São Pedro é o último santo junino, ou seja, que tem um dia especial voltado a ele neste mês, hoje, dia 29. Contudo, de acordo com o padre José Gilmar Moreira, pároco da paróquia que recebe o nome do santo, sua Festa Litúrgica é celebrada no domingo seguinte à data, que neste ano será 2 de julho, juntamente com São Paulo,  pois são considerados as duas  colunas principais da Igreja Católica Apostólica Romana. Às 9h, terá carreata com a bênção dos carros e, às 10h, missa solene a São Pedro e São Paulo, celebrada por dom Benedito Gonçalves dos Santos e RSV (Religiosos de São Vicente de Paulo).

Mas antes disso, a Paróquia São Pedro realiza em sua matriz a novena ao padroeiro, que começou na sexta-feira, dia 23 de junho, e segue até sábado, dia 1º de julho, cada dia com um celebrante de uma paróquia da Diocese de Presidente Prudente. O tema é: “A exemplo de Simão Pedro seguiremos Jesus Cristo, pois só Ele tem Palavras de vida eterna (Jo 6,68)”. E o lema, “Eu seguirei, eu irei aonde fores Senhor!”.

“SEGUNDO A TRADIÇÃO ELE MORREU CRUCIFICADO E NO MOMENTO DA SUA CRUCIFICAÇÃO, PEDIU PARA QUE FOSSE COLOCADO DE CABEÇA PARA BAIXO, POIS NÃO ERA DIGNO DE MORRER COMO O SEU MESTRE”
Pe. José Gilmar Moreira 

O sacerdote conta que Simão Pedro, como é apresentado no Novo Testamento, era natural de Betsaida (Jo 1,44), uma cidadezinha do lado oriental do Mar da Galileia, de onde provinham outros discípulos de Jesus Cristo. “Ele viveu também em Cafarnaum, onde exercia sua profissão de pescador, juntamente com seu irmão André e outros dois ‘sócios’, os também irmãos João e Tiago”, acrescenta o padre.

Segundo o sacerdote, depois de Jesus, Simão Pedro é o nome mais citado no Novo Testamento. Aparece 154 vezes com o sobrenome de Pétros, ao qual é associado em 27 vezes o nome hebraico Simeon e como Cefas aparece nove vezes.

Conforme padre José Gilmar, antes de ser discípulo de Jesus, Simão Pedro já era animado por um sincero interesse religioso, que o levou a Judéia para ouvir a pregação de João Batista (Jo 1,35- 42). “Ele era um judeu crente, que confiava na ação de Deus na história. Ele era casado e sua sogra que morava em Cafarnaum foi curada por Jesus [Mt 8,14s]”, salienta o pároco. 

Itinerário de fé

Ele faz parte dos primeiros discípulos de Jesus. Os Evangelhos o apresentam com um caráter forte, primário e violento (pense-se no uso da espada (Jo 18,10s), por vezes ingênuo e fanfarrão, outras medroso, porém honesto até o arrependimento mais sincero (Mt 26,75). “Ele faz um itinerário de fé no seguimento de Jesus. Pela sua Profissão de Fé [Mt 16,16], Pedro foi escolhido para ser o apóstolo que iria confirmar os seus irmãos na fé”, frisa. 

Conhecido como o primeiro papa, Pedro foi bispo da Igreja de Antioquia e depois de Roma, onde foi martirizado no ano 67 d. C. (depois de Cristo). “Segundo a tradição, ele morreu crucificado e no momento da sua crucificação, pediu para que fosse colocado de cabeça para baixo, pois não era digno de morrer como o seu Mestre”, enfatiza o religioso da São Pedro.

NOVENA DE SÃO PEDRO
Tema: “A exemplo de Simão Pedro seguiremos Jesus Cristo, pois só Ele tem
Palavras de vida eterna (Jo 6,68).”
Lema: “Eu seguirei, eu irei aonde fores Senhor!”

7° DIA 29/6 – QUINTA FEIRA 20h
Equipe de liturgia: Grupo de Oração
Liturgia: do dia
Celebrante: Pe. Sandro Rogério dos Santos

8° DIA 30/06 – SEXTA FEIRA 20h
Equipe de liturgia: Comunidade Santa Isabel
Liturgia: do dia
Celebrante: Pe. Éverton Aparecido da Silva

9° DIA 01/07 – SÁBADO 19h
Equipe de liturgia: (Sábado) - Comunidades Neocatecumenais
Liturgia: do dia
Celebrante: Pe. Gilmar sv

Dia 02/07- DOMINGO
9h - Carreata – Benção dos carros
10h - Missa Solenidade de São Pedro e São Paulo
Equipe de liturgia: Matriz São Pedro
Celebrante: dom Benedito e RSV 

Fotos: Cedidas

Padre José Gilmar diz que São Pedro era um judeu crente, que confiava na ação de Deus na história 


Paróquia São Pedro tem novena em homenagem ao santo até este sábado


E no dia 2, antes da missa solene terá carreata com São Pedro e a benção dos carros

Publicidade

Veja também