SAP ainda estuda presídio em Santo Anastácio

De acordo com a Prefeitura, interesse em unidade prisional vem sendo declarado desde 2016; deputado estadual Mauro Bragato reforçará demanda junto à pasta

REGIÃO - ANDRÉ ESTEVES

Data 21/02/2019
Horário 14:56
Arquivo - Roberto Volpe é a favor da implantação de presídio em Anastácio
Arquivo - Roberto Volpe é a favor da implantação de presídio em Anastácio

A SAP (Secretaria da Administração Penitenciária) informa que ainda está em estudo a disponibilização de uma unidade prisional em Santo Anastácio. Em novo posicionamento sobre o assunto, a pasta estadual aponta que houve uma reunião com o prefeito Roberto Volpe (MDB) em 2018, mas não entra em detalhes sobre os avanços das tratativas. A Prefeitura, por sua vez, adianta que a assessoria do deputado estadual Mauro Bragato (PSDB) entrou em contato com o chefe do Executivo para questionar se o município ainda estava disposto a receber um presídio e o mesmo respondeu que o interesse vem sendo declarado desde 2016. Na ocasião, ficou acertado que o parlamentar reforçaria a demanda junto à SAP. Bragato afirma que já se reuniu com o secretário Nivaldo Cesar Restivo e retomou o pedido.

Os diálogos para a construção de uma unidade prisional na cidade vêm de longa data. Em entrevista concedida a este diário em junho de 2017, o prefeito mencionou que o custo estimado para a obra seria de R$ 42 milhões e o que o projeto estava “verbalmente autorizado” junto à SAP. Na ocasião, a proposta entrava na fase de captação de recursos, sendo que todos os gastos seriam assumidos pelo Estado, enquanto o município ficaria responsável por conceder o terreno. À época, a secretaria comunicou que a área para a implantação do presídio ainda não havida sido definida. A reportagem tentou atualizar as informações com a pasta, mas não recebeu resposta para os questionamentos.

Consultada sobre os impactos de uma unidade prisional para a cidade, a Prefeitura se limitou a dizer que, por se tratar de uma obra exclusiva do governo estadual, todas as demais perguntas deveriam ser feitas diretamente à SAP. Roberto Volpe, no entanto, já havia mencionado que a obra impulsionaria a geração de empregos para a população e favoreceria até mesmo os agentes que são da região, mas trabalham fora, tendo a vista a possibilidade de concorrerem às vagas ofertadas na unidade.

Publicidade

Veja também