Sargento da PM concilia profissão e maternidade

PRUDENTE - ROBERTO KAWASAKI

Data 10/05/2020
Horário 04:00
Elaine Del Bianchi/Cedida - Sandra com os filhos Rafael e Bárbara: “Minha família é meu porto seguro”
Elaine Del Bianchi/Cedida - Sandra com os filhos Rafael e Bárbara: “Minha família é meu porto seguro”

A rotina do profissional que atua na Polícia Militar não é fácil: noites em claro, distância da família, perda das datas importantes, viagens para cursos de formação... A situação torna-se delicada quando envolve a vontade de estar perto de casa, muitas vezes, interrompida pelo comprometimento à segurança pública. A 1º-sargento PM Sandra Maria Costa, do 18º BPM/I (Batalhão de Polícia Militar do Interior), em Presidente Prudente, é exemplo de que é possível conciliar a vocação junto ao amor à família, especificamente, a maternidade.

Mãe do Rafael, advogado e acadêmico em Medicina, e da Bárbara, estudante de Arquitetura e Urbanismo, conta que nem sempre foi fácil seguir firme nas funções. Quando ingressou na corporação, há 23 anos, precisava deixar os filhos, ainda pequenos, com a secretária enquanto estava fora. E foi naquela época em que a filha, com apenas seis meses de vida, foi acometida por uma pneumonia, o que a fez repensar no futuro. “Confesso que por duas vezes tentei desistir e não me deixaram”, lembra.

Anos mais tarde, já separada, mudou-se para Prudente e teve que conciliar o papel de ser mãe e pai, realidade vivenciada por muitas mulheres, que descobrem nelas a força. Com a Sandra não foi diferente, e sempre fez o possível para estar perto dos filhos, mesmo diante dos contratempos da rotina policial. Tamanha a resistência, que precisou ter equilíbrio quando a mãe sofreu um AVC (acidente vascular cerebral), e ela teve que se afastar do serviço para ajudar nos cuidados.

“Quando as dificuldades e o apoio bateram em minha porta, pude perceber o tamanho de minha fé, determinação e que podia contar com amigos e família que são meu porto seguro”.

“EDUCAR É UM

ATO DE DOAÇÃO”

Antes de seguir o exemplo dos irmãos e atuar na polícia, Sandra foi professora e lecionou por 10 anos, o que ela considera “enriquecedor” – atuação que contribuiu para a formação dos filhos, que são o orgulho para a mãe. “Educar é um ato de doação e compensador, quando se vê o resultado a cada ensinamento, a cada construção, a cada possibilidade criada para o desenvolvimento da personalidade da pessoa”, afirma.

Da educação até os dias atuais se passaram mais de 30 anos de trabalho. Quando questionada sobre o que vai fazer quando chegar a hora de parar, a resposta é clara: “proporcionar uma melhor velhice à minha mãe e irmã que é especial, fazer algo prazeroso como viajar, dormir, fazer nada, alguns cursos, enfim, coisas que não podia fazer em razão das jornadas de trabalho e, quem sabe, morar no exterior”.

Publicidade

Veja também