Saúde capacita policiais militares para atendimento em ocorrências de saúde mental na região

Objetivo da iniciativa é aperfeiçoar atuação da PM, garantindo mais preparo e informação aos agentes durante casos que envolvem pacientes psiquiátricos e dependência química

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 09/01/2026
Horário 16:12
Foto: Cedida
Nesta semana, 39 policiais que atendem municípios da região foram capacitados
Nesta semana, 39 policiais que atendem municípios da região foram capacitados

A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) de Presidente Prudente, por meio da equipe de Saúde Mental e do Same (Serviço de Atendimento Móvel de Emergência), ofereceu nesta semana uma capacitação voltada aos policiais militares da 4ª Companhia do 18º Batalhão de Polícia Militar, sediado em Álvares Machado.

A formação foi realizada no auditório da Câmara Municipal e reuniu 39 policiais que atuam nos municípios de Presidente Bernardes, Emilianópolis, Alfredo Marcondes e Santo Expedito. Durante a capacitação, os participantes receberam orientações sobre abordagem, manejo e legislação vigente acerca de pacientes psiquiátricos e pessoas com dependência química.

De acordo com a Secretaria de Saúde, a iniciativa é fundamental diante da crescente demanda por atendimentos desse tipo. O objetivo é aperfeiçoar a atuação policial, promovendo mais segurança, preparo e informação aos militares durante ocorrências que envolvem crises de saúde mental.

As capacitações foram conduzidas pelos servidores Marco Aurélio Lucio, do Same, e Cristiane Bertucco Bazan, supervisora de Saúde Mental. Ainda neste mês, será realizado o treinamento dos policiais que atuam no Centro Multiagência, dando continuidade ao trabalho de integração entre as forças de segurança e os serviços de saúde.

Nos últimos meses, a secretaria já promoveu a capacitação de todos os policiais militares de Presidente Prudente, em novembro, e o treinamento dos alunos soldados do CPI-8 (Comando de Policiamento do Interior), em dezembro, "reforçando o compromisso com a formação contínua e o atendimento humanizado à população".

Publicidade

Veja também