Saúde de Pirapozinho sobe 115 posições no ranking do programa Previne Brasil

Dos 645 municípios do Estado de São Paulo, cidade ficou na 26ª colocação do ranqueamento referente ao primeiro quadrimestre de 2022

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 14/06/2022
Horário 17:32
Foto: Prefeitura de Pirapozinho
Prefeitura diz que conquista é resultado do trabalho das equipes de saúde do município
Prefeitura diz que conquista é resultado do trabalho das equipes de saúde do município

A cidade de Pirapozinho alcançou posição de destaque no ranking do programa Previne Brasil, do Ministério da Saúde, que mede os indicadores de desempenho e qualidade da atenção básica de saúde nos municípios brasileiros. Dos 645 municípios do Estado de São Paulo, a "cidade joia da Alta Sorocabana" ficou em 26º lugar no ranking. O resultado é referente aos quatro primeiros meses de 2022 e foi divulgado pelo Ministério da Saúde, por meio da SAPS (Secretaria de Atenção Primária à Saúde), no início deste mês. Em relação ao ranqueamento do segundo quadrimestre do ano passado, o município subiu 115 posições.

De acordo com a diretora da Divisão Municipal de Saúde, Paula Vanessa Bobatto, no segundo quadrimestre do ano de 2021, com resultado divulgado no mês de agosto, o município apareceu no ranking na 141ª posição. Essa classificação foi um ponto chave para a melhor organização do processo de trabalho em saúde no município. “A partir deste ano, foram feitas melhorias em todas as unidades em relação à aquisição de equipamentos de informática e qualificação e monitoramento das equipes, retomando as atividades preventivas essenciais, com enfoque na humanização da assistência ao usuário”, esclarece. 

Em síntese, Pirapozinho ficou entre os 30 melhores, estando na 26ª posição na nova avaliação da qualidade dos serviços municipais de atenção básica pelo Ministério da Saúde e, consequentemente, subindo 115 posições no ranking estadual.

Para Paula, "os dados demonstram o comprometimento da equipe com a atenção básica no período de grande desafio da pandemia". “Este resultado é mérito da equipe, uma equipe comprometida, engajada e qualificada. E isso é demonstrado nos números que colocam Pirapozinho em um patamar alto de saúde. Isso nos alegra e nos motiva a trabalhar cada vez mais para oferecer uma saúde de qualidade para a população”, comemora.

O prefeito Lucas Padovan dos Santos Pavani (Pros) ressalta que a conquista é resultado de muito desempenho e trabalho da Divisão Municipal de Saúde e equipes. “Estamos felizes por estarmos atingindo nossos objetivos. É assim que nós estamos trabalhando, mostrando resultados de uma saúde digna para os pirapozenses”, afirma o prefeito.

Para o prefeito, esse avanço no ranking do Ministério da Saúde se deu graças às intervenções das equipes de atenção básica, "que se desdobram para oferecer atendimento de qualidade à população". “A saúde de Pirapozinho melhorou, mais ainda é possível melhorar mais com investimento na estrutura e, principalmente, na atenção humanizada dos usuários da saúde”, declara.

O monitoramento desses indicadores do Previne Brasil permite que a gestão federal, estadual, municipal e profissionais de saúde avaliem o acesso e a qualidade dos serviços prestados pelos municípios, viabilizando, assim, a implementação de medidas de aprimoramento das ações no âmbito da atenção primária à saúde, além de ser um meio de dar mais transparência aos investimentos na área da saúde para a população.

Publicidade

Veja também