Saúde de Prudente firma contrato para oferecer 4,3 mil exames de prevenção ao câncer de mama

Pasta aponta que procedimentos, atualmente ofertados apenas pelo Estado, serão realizados em clínicas particulares da cidade, visando diminuir filas cuja espera varia de 10 meses a 3 anos

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 03/09/2025
Horário 17:43
Foto: Reprodução
Contrato prevê realização de 3 mil ultrassons de mama
Contrato prevê realização de 3 mil ultrassons de mama

A Prefeitura de Presidente Prudente anunciou que firmou um novo contrato que vai garantir 4.350 exames para mulheres, sendo 3 mil ultrassons de mama e 1.350 mamografias, procedimentos de prevenção ao câncer que, atualmente, são ofertados somente pela Secretaria Estadual de Saúde.

O contrato foi oficializado em ato na manhã desta quarta-feira, no gabinete do Paço Municipal.

Conforme a titular da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), Adriana Vitório, os 4.350 exames serão realizados em clínicas particulares da cidade, credenciadas ao contrato, e os procedimentos serão custeados por uma emenda federal no valor de R$ 500 mil. Neste ato, as unidades parceiras que executarão os procedimentos foram representadas por Antônio Alberto Ribeiro Barbosa, do Instituto de Radiologia, que é médico especialista em ultrassonografia, radiologia e diagnóstico por imagem.

Esse recurso foi conquistado por Prudente após a proposição de um plano de trabalho junto ao Ministério da Saúde. O contrato firmado para a primeira etapa prevê a realização de 200 procedimentos por mês. Uma segunda etapa, que deve ser firmada por meio de emenda parlamentar no valor de R$ 400 mil, deve ser assinada nos próximos meses.

Ainda conforme Adriana, atualmente as cotas são ofertadas somente pela Secretaria Estadual de Saúde, "em quantidade insuficiente para a necessidade do município, ocasionando a demanda reprimida, o que gera uma espera de aproximadamente três anos para exames de ultrassom de mama, enquanto a mamografia de rastreamento tem espera média de 10 meses".

O médico especialista em ultrassonografia, radiologia e diagnóstico por imagem, Antônio Alberto Ribeiro Barbosa, comentou que o investimento em prevenção é muito mais vantajoso, além de garantir saúde à população, com mais chances de cura.

Publicidade

Veja também