Saúde de Prudente inicia comunicação digital com pacientes para evitar absenteísmo

Novo serviço envia mensagens sobre consultas com até cinco dias de antecedência, permitindo que munícipe se programe, desmarque ou solicite reagendamento

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 14/08/2025
Horário 17:07
Foto: Cedida
Mensagens são enviadas por SMS e e-mail, mas serviço incluirá WhatsApp em breve
Mensagens são enviadas por SMS e e-mail, mas serviço incluirá WhatsApp em breve

A Prefeitura de Presidente Prudente anunciou a implementação de um novo serviço de comunicação destinado aos pacientes atendidos pela atenção básica, laboratórios e equipes de Saúde da Família.

O serviço tem como objetivo principal manter os usuários informados sobre o dia, especialidade e local da consulta, além de oferecer canais diretos de contato com os serviços de saúde. A iniciativa é adotada para conter o absenteísmo.

O serviço começa com o envio de mensagens por SMS e e-mail e, em breve, será ampliado para incluir o WhatsApp. As mensagens são enviadas com até cinco dias de antecedência, permitindo que o paciente se organize e, se necessário, solicite o cancelamento ou o reagendamento da consulta. "Isso contribui diretamente para a redução de faltas e melhora o aproveitamento dos atendimentos", ressalta a Prefeitura.

De acordo com o titular da Setec (Secretaria Municipal de Tecnologia), Helton Sapia, além de informar sobre os agendamentos, o sistema permite a atualização de dados como e-mail e número de celular, fortalecendo o vínculo entre o paciente e os serviços públicos de saúde. As unidades de atenção básica, laboratórios e equipes de Saúde da Família também passam a contar com informações instantâneas sobre os agendamentos, otimizando o atendimento e o planejamento interno.

A secretária municipal de Saúde, Adriana Vitório, ressaltou que, "com essa inovação, Presidente Prudente dá mais um passo rumo à modernização da saúde pública, promovendo cuidado, eficiência e respeito ao tempo dos cidadãos, além de ser mais uma ferramenta para combater o absenteísmo".

Publicidade

Veja também