A Prefeitura de Presidente Prudente anunciou a implementação de um novo serviço de comunicação destinado aos pacientes atendidos pela atenção básica, laboratórios e equipes de Saúde da Família.
O serviço tem como objetivo principal manter os usuários informados sobre o dia, especialidade e local da consulta, além de oferecer canais diretos de contato com os serviços de saúde. A iniciativa é adotada para conter o absenteísmo.
O serviço começa com o envio de mensagens por SMS e e-mail e, em breve, será ampliado para incluir o WhatsApp. As mensagens são enviadas com até cinco dias de antecedência, permitindo que o paciente se organize e, se necessário, solicite o cancelamento ou o reagendamento da consulta. "Isso contribui diretamente para a redução de faltas e melhora o aproveitamento dos atendimentos", ressalta a Prefeitura.
De acordo com o titular da Setec (Secretaria Municipal de Tecnologia), Helton Sapia, além de informar sobre os agendamentos, o sistema permite a atualização de dados como e-mail e número de celular, fortalecendo o vínculo entre o paciente e os serviços públicos de saúde. As unidades de atenção básica, laboratórios e equipes de Saúde da Família também passam a contar com informações instantâneas sobre os agendamentos, otimizando o atendimento e o planejamento interno.
A secretária municipal de Saúde, Adriana Vitório, ressaltou que, "com essa inovação, Presidente Prudente dá mais um passo rumo à modernização da saúde pública, promovendo cuidado, eficiência e respeito ao tempo dos cidadãos, além de ser mais uma ferramenta para combater o absenteísmo".