Saúde oferta 13,6 mil doses de vacina contra gripe em Prudente

Conforme a VEM, estoque é baixo para atender de imediato a todos os grupos, portanto, crianças e idosos serão priorizados

PRUDENTE - ANDRÉ ESTEVES

Data 18/04/2017
Horário 10:13
 

Em função do baixo estoque para a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe, iniciada ontem, a VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal) de Presidente Prudente privilegiará ambos os extremos dos grupos prioritários, isto é, crianças de seis meses a menores de dois anos e idosos. Isso porque as unidades municipais de saúde dispõem de 13,6 mil doses da vacina, número aquém da demanda prevista, que é de 51.543 munícipes. A coordenadora do núcleo, Elaine Bertacco, adianta que os indivíduos enquadrados nos demais grupos prioritários serão vacinados caso procurem um posto de saúde, mas a recomendação é que deem preferência para os pequenos e à terceira idade enquanto novas remessas não são encaminhadas.

Jornal O Imparcial Vacina disponibilizada na campanha protege indivíduo contra 3 tipos de vírus influenza

De acordo com a Assessoria de Imprensa do Ministério da Saúde, os Estados serão contemplados, juntos, com 60 milhões de doses da vacina, e cabe às pastas competentes a redistribuição escalonada aos municípios. "Há doses para todos", enfatiza.

O primeiro dia da campanha foi marcado por filas no Palácio da Saúde, localizado no centro da cidade. A maior parte daqueles que buscavam a imunização era composta por idosos, que se mostram pontuais quando o assunto é saúde. A aposentada Clarice da Cruz, 70 anos, afirma ter procurado a unidade já no primeiro dia por conta da tranquilidade e o receio de ficar sem a imunização. "Já que pode vir a faltar depois, preferi garantir a minha dose logo", conta. Já o vigilante João Fernandes, 60 anos, correu para o posto em virtude da eficácia da vacina. "Já tomo há três anos e mudou muito a minha vida. Antes, qualquer gripe que eu pegava já me deixava acamado. Agora, é difícil eu ficar doente e, quando acontece, os sintomas são mais fraquinhos", considera.

A farmacêutica Rita Medeiros, 40 anos, levou seu filho de um ano para receber a aplicação de outra vacina, contudo, acredita que a fila poderia ser organizada de forma diferente no período de campanha. "Deveria ter uma fila específica para aqueles que vão fazer a imunização contra a gripe, pois muitas mães com filho no colo acabam vindo aqui por outra razão e passando muito tempo na fila", pondera. A coordenadora da VEM, Elaine Bertacco, tomou conhecimento sobre a queixa e informou à reportagem que a situação será avaliada.

 

Quem pode tomar

Conforme noticiado por este periódico, a previsão é imunizar, em Prudente, pelo menos 90% do público-alvo. Dos grupos prioritários, o mais volumoso é o de idosos, com 28.570 munícipes. As crianças entre seis meses e cinco anos equivalem a 11.767 pessoas. Já os trabalhadores da saúde somam 8.691. As gestantes e puérperas, por sua vez, correspondem a 2.160 e 355 mulheres, respectivamente. Também têm direito à vacina os professores da rede pública e particular e povos indígenas. Elaine ressalta que a dose é trivalente e protege o indivíduo contra a influenza A (H1N1), A (H3N2) e B. "A vacina tem validade de um ano, portanto, todos aqueles que tomaram no ano passado, precisam repeti-la agora", destaca.

Os beneficiários devem procurar uma das 26 unidades de saúde que dispõem de uma sala de vacina (veja box), munidos da carteira de vacinação e um documento de identificação. "Desta forma, caso tenha alguma dose em atraso, já é feita a atualização", esclarece Elaine. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e se estende até 26 de maio. Neste ínterim, o dia 13 de maio será eleito como o "Dia D" da campanha.

 

LOCAIS DE VACINAÇÃO

Centro de Saúde 1 (Palácio da Saúde); UBSs Ana Jacinta, Vila Real, Cohab, Cedral, Belo Horizonte, São Judas, Brasil Novo, Guanabara, São Pedro e Santana; e ESFs Nova Prudente, Eneida/Ameliópolis, Floresta do Sul, Montalvão, Morada do Sol, Primavera, Humberto Salvador, São Pedro, Alvorada, Cambuci, Vila Marcondes, Leonor, João Domingos Netto, Maracanã e Maré Mansa.

 
Publicidade

Veja também