Se para alguns é sinônimo de descanso, para as crianças férias é só diversão!

EDITORIAL -

Data 08/07/2023
Horário 04:15

Gostando ou não, a maioria das crianças tem e precisa ter sua rotina. Acordar no horário, comer, tomar banho, ir para escola, brincar, dormir... Quando as férias chegam, é uma oportunidade que encontram para fugir um pouco da “mesmice”. Descansar um pouco dos cadernos e tirar todo o tempo livre para gastar energia! 
Muitas famílias aproveitam para viajar, visitar familiares ou amigos que moram longe, ou, simplesmente, levar os pequenos para distrair ou descansar. Para outras, no entanto, que não conseguem conciliar o recesso escolar dos filhos com o do trabalho, o período pode significar trabalho dobrado! Ficar com criança em casa não é fácil. Elas exigem atenção, requerem cuidados.
Em meio a tanta tecnologia, não fica difícil prever o que farão... Baixar os mais divertidos aplicativos ou jogos no celular, se entreter com o tablet, assistir TV ou dividir o videogame com os amigos. Hoje em dia é assim. Brincar de bola, boneca ou carrinho realmente ficou para trás. 
Com isso - a falta de brincadeiras sadias e da prática de atividades físicas, aliadas à má alimentação -, temos cada vez mais crianças obesas, com sérios problemas de saúde.
Pensando nisso, e na tentativa de reverter esse “lazer” em algo realmente benéfico, prazeroso e educativo para os pequenos, a Secult (Secretaria Municipal de Cultura) de Presidente Prudente realiza na próxima semana, entre os dias 10 e 15, nas dependências do Centro Cultural Matarazzo, o projeto Férias na Cultura.
A iniciativa, destinada principalmente a crianças e jovens no período de recesso escolar, contará com grandes atrações, como contação de histórias, exibição de filmes, recreações, vivências, atividades físicas e apresentações culturais, pra ninguém ficar parado e se divertir pra valer. 
Tão aguardado pelas crianças e também pelos pais, o programa de educação tecnológica da Prefeitura de Prudente, por meio da Fundação Inova, o InovaKids, voltado para crianças de 8 a 11 anos, também está com inscrições abertas para a Oficina de Férias do InovaKids. Com temas variados, o programa traz para esse mês de julho, entre os dias 17 e 21, aulas de realidade virtual, informática, robótica e experimentos químicos.
Iniciativas culturais sempre aparecem por aqui.  Há muitas maneiras de se divertir, e de forma saudável, do que ficar o tempo todo na frente de uma tela. As férias são curtas. Seja com descanso ou lazer, diversão ou cultura, merecem ser aproveitadas.
 

Publicidade

Veja também