Seagri cadastra propriedades para programa de melhoramento genético da bovinocultura em Prudente

Intuito da iniciativa é auxiliar pequenos produtores na multiplicação de seus rebanhos de corte e leite; neste ano, quatro sítios da cidade receberam projeto de forma gratuita

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 23/08/2023
Horário 14:13
Foto: Cedida
Programa já foi desenvolvido em quatro sítios de Prudente, com 89 animais inseminados
Programa já foi desenvolvido em quatro sítios de Prudente, com 89 animais inseminados

Em Presidente Prudente, a Seagri (Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento) continua cadastrando propriedades que têm interesse em participar de novos ciclos do programa "Mais Pecuária Brasil".

A iniciativa visa o melhoramento genético dos rebanhos bovinos, com abordagem inovadora e a utilização de biotecnologia reprodutiva. O intuito é auxiliar os pequenos produtores na multiplicação de seus rebanhos de corte e leite, impulsionando a produção agropecuária familiar brasileira.

O programa consiste em um acordo de cooperação técnica entre o município de Prudente e o Conafer (Confederação Nacional dos Agricultores Familiares).

O projeto inicial foi desenvolvido neste ano em quatro propriedades, com total de 89 animais inseminados. Dentre eles, vacas leiteiras, de corte e bubalinas. “Este acordo está em andamento, agora na fase de diagnóstico de gestação, para obter dados efetivos de consolidação da prenhez”, explica a médica veterinária Kannanda Cochi.

Segundo o produtor rural do Sítio Nova Esperança, Wellington Aragoso, o programa é muito vantajoso, já que foi totalmente custeado pelo acordo de cooperação do "Mais Pecuária Brasil". Ele diz estar contente com o serviço prestado. O produtor rural Luís Guilherme Aragoso, do Sítio São Luis, também relatou estar satisfeito com os resultados alcançados por meio dessa parceria.

Para o pecuarista João de Freitas, proprietário do Sítio Cachoeira, o programa oferece um importante apoio ao pequeno produtor, possibilitando acesso gratuito à tecnologia e maximização de lucros.

Na propriedade do senhor Milton Mendes, do Sítio São Benedito, foram inseminadas 21 vacas leiteiras. “Todos esses animais estavam vazios e estávamos sem touro, portanto, a inseminação foi muito valiosa para nós, pois não precisamos dispor de um touro de valor agregado para cobertura das vacas, além do melhoramento genético que nos foi possibilitado”, expõe.

Serviço

Os interessados em participar do programa "Mais Pecuária Brasil" devem entrar em contato pelo telefone 3903-7357.

Publicidade

Veja também