Sebastião Carlos Porto: Da Guarda Mirim para a Semepp, onde está até hoje

Professor começou a trabalhar na antiga Amepp quando ainda era menor de idade; atualmente é técnico desportivo de futsal e futebol masculino e feminino

Esportes - OSLAINE SILVA

Data 30/07/2020
Horário 06:00
Arquivo Pessoal - Desde 93 Sebastião é professor da escolinha de futsal
Arquivo Pessoal - Desde 93 Sebastião é professor da escolinha de futsal

Um ciclo como funcionário da Semepp (Secretaria Municipal de Esportes de Presidente Prudente), que começa há muito tempo atrás, em 1979, quando a pasta ainda era conhecida por Amepp (Autarquia Municipal de Esportes), de um jovem que ainda fazia parte da Guarda Mirim. A história contada hoje, seguindo o formato de homenagens pela pasta aos seus colaboradores por meio do projeto Memória Esportiva iniciado com esta pandemia, é do professor Sebastião Carlos Porto, 55 anos.
“Em 1981, fui registrado como auxiliar de escritório, depois passei a escriturário. No mesmo ano, prestei o concurso na Prefeitura e passei em primeiro lugar no cargo de administrador do Departamento de Futebol da Amepp. Paralelamente eu também exercia as funções de monitor nas escolinhas de futebol e futsal. Em 93, fui trabalhar como técnico desportivo de futsal e futebol masculino e feminino e, até hoje, estou como professor da escolinha de futsal”, conta Porto, o pai de André Luiz, 30 anos, e Janaina, 25 anos.
Como atleta, Sebastião Porto foi jogador da seleção de futebol da Amepp em 82 e 83, mas não chegou a conquistar nenhum título representando Prudente. Já como treinador/técnico, muitas foram as conquistas ao longo dos anos em vários campeonatos municipais e regionais, com as categorias menores de futebol feminino. Além de competições da SELJ (Secretaria Estadual de Esporte).

“A CONVIVÊNCIA COM VÁRIOS ATLETAS E AMIGOS ME PROPORCIONOU MUITOS E IMPORTANTES MOMENTOS DE ALEGRIA. ISSO FICARÁ MARCADO NA MENTE. FICO FELIZ EM PODER CONTRIBUIR COM O SUCESSO E A FELICIDADE DE TODOS”
Sebastião Carlos Porto

“Foi uma época maravilhosa. Com a parceria com a Lotus, nossa equipe masculinade futsal da Semepp disputou várias competições federadas. Foi espetacular. Participamos no Paulista por vários anos na Série Prata e Série Ouro. As melhores colocações foram um quarto lugar na Prata, que nos deu direito de disputar a Série Ouro, contra equipes tradicionais do futsal estadual, casos do Corinthians, São Paulo, Palmeiras, Barueri, entre outros. Foram momentos gloriosos que jamais esquecerei”, destaca Sebastião Porto, que tem Licenciatura Plena em Educação Física pela Unesp (Universidade Estadual Paulista/2000).

Gratidão resume toda uma vida

Sebastião exalta que a Amepp e a Semepp são partes constituintes de sua vida. E não tem como não ser grato por todas as oportunidades que lhe deram de fazer o que gosta. Isso porque o esporte é tudo para ele. “É como um forte elo de formação, capacitação, interação, de amizades, oferece lazer e eleva a autoestima. A convivência com vários atletas e amigos me proporcionou muitos e importantes momentos de alegria. Isso ficará marcado na mente. Fico feliz em poder contribuir com o sucesso e a felicidade de todos”, exclama o técnico. 
Alguns nomes são citados por Sebastião como de pessoas que ele deve todo agradecimento: Roque de Oliveira (in memoriam), Sebastião Xavier Torres (in memoriam) e Luiz Miguel (in memoriam), que o ensinaram quando ainda era menor de idade. Aos parceiros: José Aurélio Bernardo, o Lélo, Vicente Gilmar Limeira, Takashiro Kawaguchi (in memoriam), Horácio Luiz de Castro, Luiz Carlos Djalma, Marcos Chicalé, Edison Benedito de Oliveira, Tom, Josué Ferreira do Carmo, o Manguito, Mário Sakuraba (Lotus) e Mauro Aoqui (Hinomoto). (Colaboração Marcos Chicalé)


Conquistas de um técnico

- vice-campeão e 3º lugar em vários Jogos Regionais (futsal e futebol masculino e feminino)
- 2º e 3º lugares nos Jogos Abertos da Juventude – Final Estadual (futsal masculino)
- campeão da Copa TV Fronteira (futsal masculino)
- 4º colocado no Campeonato Paulista de Futsal pela Lotus/Semepp – Série Prata
- 3º lugar nos Jogos Abertos do Interior (futsal masculino)

Foto: Arquivo Pessoal
Sebastião Carlos Porto vitória
Muitas foram as conquistas ao longo dos anos em vários campeonatos 

Publicidade

Veja também