Secretaria aponta "recondução de educadores”

PRUDENTE - MELLINA DOMINATO

Data 22/01/2017
Horário 09:17



Procurada para tratar das alterações nos critérios de implementação dos professores mediadores escolares comunitários nas unidades estaduais de ensino, alvos de inquéritos civis do Geduc (Grupo de Atuação Especial de Educação) do MPE (Ministério Público Estadual) da região de Presidente Prudente, a Secretaria de Estado da Educação, por meio de sua Assessoria de Imprensa, declara que as Diretorias de Ensino citadas pelo MPE prestarão os esclarecimentos solicitados. Frisa que a intenção do governo é que, em 2017, mais de 3 mil professores retornem às salas de aula da rede estadual de São Paulo. Isso através da nova resolução, publicada pela pasta no dia 28 de dezembro, que prevê a "recondução de educadores" que hoje estão em outras funções nas escolas, como vice-diretor, professor coordenador e mediador. "A mudança impactará diretamente no número de efetivos em atuação nas unidades e reforçará o foco no currículo e na sala de aula", afirma.

Ressalta que a medida, aliada à recente nomeação de 11,9 mil docentes realizada pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB), amplia consideravelmente o quadro de docentes da rede estadual paulista e garante cerca de 15 mil novos profissionais para o início do ano letivo. "A retomada também garante a permanência de dois vice-diretores e dois coordenadores por escola, de acordo com a capacidade de ciclos e turmas já prevista na legislação", diz a assessoria. "A fim de manter os investimentos prioritários em educação em meio à maior crise econômica do país, as ações de planejamento e organização pedagógicas seguirão, assim, reforçadas com a presença de mais professores para o desenvolvimento das atividades em sala de aula e a manutenção de uma equipe gestora capaz de nortear e subsidiar a aplicação do currículo oficial da secretaria", ainda argumenta a pasta.

Revela que as mudanças valem para titulares de cargo nas disciplinas de artes, biologia, ciências físicas e biológicas, educação física, física, filosofia, geografia, história, língua espanhola, língua inglesa, língua portuguesa, matemática, química e sociologia. "A atuação dos professores mediadores nas escolas que estão no programa Escola da Família também faz parte da iniciativa estadual. Nessas escolas, que contam com maior interação entre os familiares e a comunidade, os vice-diretores serão responsáveis pelas atividades de mediação. Já os profissionais que atuavam como professores mediadores retornam à sala de aula, e manterão os vínculos com a comunidade", completa a pasta.

 
Publicidade

Veja também