Secretaria da Saúde promove Semana de Aleitamento Materno em PP

Lourenção ressalta que o leite materno é o melhor alimento que se pode oferecer ao bebê, pois ele é de fácil digestão e contém todos os nutrientes e fatores de proteção

PRUDENTE - Daniela Silveira

Data 22/05/2013
Horário 07:08
 

Com a intenção de aumentar o número de doadoras para o Banco de Leite Humano de Presidente Prudente, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) realiza a Semana Municipal de Incentivo ao Aleitamento Materno. De acordo com a coordenadora do Banco de Leite, Marilza Lourenção, cerca de 70 mulheres estão cadastradas para o atendimento de 70 a 80 prematuros. Contudo, o número não é suficiente para manter os estoques abastecidos. A mobilização ocorre em hospitais do município, além das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Estratégias de Saúde da Família (ESF), que recebem cartazes, além da programação que conta com palestras e atividades alusivas ao tema.

Jornal O Imparcial
Aproximadamente 70 mulheres estão cadastradas no Banco de Leite Humano de Prudente

Lourenção ressalta que o leite materno é o melhor alimento que se pode oferecer ao bebê, pois ele é de fácil digestão e contém todos os nutrientes e fatores de proteção, ou seja, funciona como uma vacina para criança. "É tudo que o bebê necessita nos primeiros anos de vida", pontua.

Deste modo, a coordenadora conta que o trabalho em grupo é realizado durante o ano todo, quando são realizadas visitas e orientações nos hospitais para as puérperas e gestantes. "Nesta semana alusiva, concentramos nossas ações para sensibilizar o maior número de pessoas possível". Ela explica este tipo de mobilização ajuda a conquistar mais doadores.

Como parte da programação, três mães foram homenageadas como as que mais doaram leite materno no decorrer de 2012. A homenagem foi realizada pela Câmara Municipal durante a sessão, anteontem . Na oportunidade, as mães receberam uma placa em agradecimento ao trabalho voluntário, além de flores. Conforme a coordenadora, foram homenageadas: Daniele Amélia Grecco (50,350 litros de leite materno); Fábia Gama de Almeida Gabriel (28,900 litros); e Eloísa Fernanda Budisk Bueno (27,850 litros).

 

Programação

A coordenadora do Banco de Leite ressalta que a programação continua durante a semana com palestras para gestantes e púerpuras que ocorrem nas UBSs e ESFs, com o objetivo de orientar em relação ao aleitamento materno. Amanhã, às 14h, as doadoras cadastradas no Banco de Leite participam da confraternização no salão da Casa do Pequeno Trabalhador e no dia 24, o encerramento da campanha será marcado com a capacitação que ocorre a partir das 8h, no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). O curso é direcionado para as agentes de saúde e auxiliares de enfermagem.

A Semana Municipal de Incentivo ao Aleitamento Materno tem o apoio das Senhoras do Rotary Oeste; do Hospital Regional (HR) Doutor Domingos Leonardo Cerávolo; Hospital Estadual Doutor Odilo Antunes Siqueira; Senac; Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf); e faculdades de Medicina e Enfermagem da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste).
Publicidade

Veja também