Secretaria de Saúde de Prudente realiza ações alusivas ao Novembro Azul

Uma delas é a busca ativa de pacientes masculinos com exames realizados há mais de um ano para fazer novo agendamento

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 09/11/2020
Horário 16:56
Freepik - Parte do Novembro Azul, iniciativa visa conscientizar a respeito de doenças masculinas
Freepik - Parte do Novembro Azul, iniciativa visa conscientizar a respeito de doenças masculinas

Com o objetivo de conscientizar a população sobre os cuidados com a saúde dos homens, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) de Presidente Prudente realiza neste mês a campanha Novembro Azul. Devido à pandemia do coronavírus, a Covid-19, a iniciativa contará com um formato diferente dos anos anteriores, sendo realizada por meio de palestras, solicitação de exames, disponibilização de testes rápidos, entre outros.

Segundo a enfermeira de SMS (Segurança, Meio Ambiente e Saúde), Ericka Moreira, a campanha possui um papel muito importante na prevenção de doenças. “É uma iniciativa voltada aos homens que visa conscientizar a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata”.

Em todo o mês de novembro, a Sesau intensificará alguns serviços voltados ao público masculino, como palestras em salas de espera quando oportuno; busca ativa de pacientes para solicitação de exames laboratoriais, isto é, contatar aqueles com exames realizados há mais de um ano; disponibilização de testes rápidos de HIV (vírus da imunodeficiência humana) e sífilis; atualização de vacinas; e avaliação odontológica.

Os serviços funcionarão da seguinte forma: a unidade de saúde entrará em contato com os pacientes do grupo hiperdia (hipertensão e diabetes) e de campanhas anteriores por telefone, informando que, em caso de exames desatualizados há mais de um ano, será feita a solicitação e agendamento de exames laboratoriais. Com isso, o paciente ou responsável deverá ir até a unidade para retirar a filipeta de agendamento. Caso o exame tenha resultado alterado, o paciente será encaminhado à consulta médica.

Além disso, os homens também poderão procurar a unidade de saúde mais próxima da sua residência, por demanda espontânea, para atualizar os exames, realizar testes rápidos, avaliação odontológica e atualizar caderneta de vacinas.

Publicidade

Veja também