Neste sábado (20) ocorre a 2ª edição do Mutirão de Limpeza, com organização de membros da Semana do Meio Ambiente de Presidente Prudente em parceria com a Fatec (Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo) de Presidente Prudente.
Segundo a técnica ambiental da Secretaria do Meio Ambiente de Prudente, Raphaela Leli Marafon Pereira, a área escolhida para ser feito o mutirão é na confluência das ruas Guadalajara com a Raimundo Fonseca, na Vila Santa Tereza. “Escolhemos esse local por ser uma área que eu passo com frequência no meu cotidiano, e, infelizmente, é um ponto constante de descarte irregular de móveis, lixo e recicláveis”.
A ideia do mutirão, de acordo com Raphaela, surgiu da inquietude dos organizadores, tanto do professor Rondinelle Artur Simões Salomão (Fatec), quanto dela e dos colegas de trabalho. “Vemos com frequência muitas áreas verdes onde a população, ao invés de preservar, acumula resíduos e faz descarte irregular”.
Ela ressalta que a data escolhida para essa 2ª edição do Mutirão de Limpeza é no Dia Mundial da Limpeza, uma iniciativa de ambientalistas voluntários que se reúnem pelo mundo todo, procurando realizar esses mutirões para recolhimento e destinação correta de resíduos. “O objetivo é difundir cada vez mais a ideia de que nós, como sociedade, somos responsáveis pela manutenção do nosso planeta, dos espaços públicos que frequentamos e sensibilizar a população ao redor do local, para ajudar nos cuidados e manutenção, inclusive realizando denúncias dos agentes que fazem descarte irregular”.
Raphaela acredita que, por meio da participação em iniciativas assim, o objetivo é melhorar a consciência da sociedade de maneira geral e o estado do meio físico natural, mesmo que causando um impacto local.
O mutirão está previsto para começar às 8h30 deste sábado (20) e terminar por volta das 11h. “Qualquer voluntário pode participar do mutirão. Recomendamos que os interessados estejam com calçados fechados, e, se possível, levem luvas de proteção. Por conta do calor previsto, também recomendamos chapéu ou boné, protetor solar e roupas de manga longa ou térmicas”.