Secretaria paroquial do Santuário de Santo Expedito passa por reforma

Turismo Religioso - JOSÉ COSTA

Data 05/10/2021
Horário 04:12
Foto: Cedida
Reforma na secretaria paroquial
Reforma na secretaria paroquial

SECRETARIA PAROQUIAL
Já se preparando para o grande movimento de fiéis que estarão procurando a cidade para orações, pedidos de graças, ou mesmo agradecer pelo muito que Santo Expedito tem feito a seus devotos, o padre Umberto determinou, com anuência do Caep, uma reforma na secretaria paroquial. Alguns espaços foram remodelados para melhor atender a todos que procurarem aquele espaço para busca de informações ou mesmo para aquisições de lembranças ou materiais religiosos em nome do santo das causas urgentes.

MOVIMENTO
A cidade já pode observar que pequenos grupos já estão chegando a Santo Expedito, vindo de cidades da região de Presidente Prudente. Nesta posição se inclui também algumas da Nova Alta Paulista, como Irapuru e Junqueirópolis. Não foi estabelecido um roteiro de visita na cidade pelos responsáveis pela área religiosa e muito menos pelo Comtur (Conselho Municipal de Turismo), mas já se tornou praxe, a chegada à Igreja do Santuário, algumas orações em seu interior e em seguida a visita na construção daquele que será o maior templo religioso da região.

MUDANÇAS
Algumas mudanças ainda poderão ser feitas neste período quando aqui chegam pequenos grupos, pois os responsáveis estão preocupados para quando o movimento voltar ao período antes da pandemia. Mas tanto o Comtur, quanto os responsáveis pela parte das celebrações e atos afins, já estão afinados para remodelar todo o sistema, que graças às ações da administração pública tiveram condições de ampliar espaço, dando mais segurança aos visitantes.

TOP TURISMO
As autoridades locais estão trabalhando atentamente para que os fiéis também propaguem as condições de Santo Expedito na busca do prêmio TOP Destino Turístico, onde a cidade está concorrendo no segmento turismo religioso. O padre Umberto pede a todos os fiéis e devotos do santo das causas urgentes e impossíveis que ajudem a propagar e pedir que todos votem. Da mesma forma, o prefeito Nenê Betio, através do Comtur, espera que a população também colabore, e peça a amigos e parentes de qualquer parte do mundo que votem em Santo Expedito.

TURISMO RELIGIOSO
São atividades turísticas decorrentes da busca espiritual e da prática religiosa em espaços e eventos relacionados a religiões institucionalizadas, independentemente da origem étnica ou de credo.

A COLUNA
Como se aproxima o prazo para a votação, esta coluna sempre se posicionou e se abriu para essa campanha, razão pela qual teremos apenas mais duas edições até o dia 15 de outubro, prazo máximo para as votações, e tudo pela internet. A seguir, mais informações já mostradas sobre o concurso.

ORGANIZADORES
O prêmio TOP Destinos Turísticos é uma iniciativa da ADVB e SKAL e é feita em votação aberta para todo o mundo através do público em geral, que é feita pela internet. Todos podem votar e escolher a sua cidade.

RELIGIOSO
Santo Expedito concorre na categoria Turismo Religioso, pois, na realidade, tem um grande trabalho de dar enfoque ao turismo religioso, quando recebe, mesmo em época de pandemia, um grande número de fiéis e devotos de várias partes do Estado.

VOTAÇÃO
Para votar em Santo Expedito basta acessar o link “www.votetop.com.br/cidade/santoexpedito” e seguir as orientações da tela.

ATÉ QUANDO
As eleições virtuais têm encerramento no dia 15 de outubro e no dia 31 serão divulgados os três finalistas de cada categoria.

ATRATIVOS
O município de Santo Expedito, titularizado como Município de Interesse Turístico no segmento religioso, possui dentre seus principais atrativos turísticos, o Santuário Diocesano de Santo Expedito, com 10 mil m² de construção, a Igreja Matriz de Santo Expedito, com 68 anos de existência e a gruta de Santo Expedito. Durante o ano são realizados eventos religiosos como a Romaria de Cavaleiros de Santo Expedito, com 23 anos de tradição, Motorromaria, Pedal da Fé, Bênção dos Carros Antigos, Festa Maior, Festa anual do Padroeiro Santo Expedito, que chega a receber mais de 60 mil turistas e romeiros, Caminhada da Fé, Pegadas do Amor e a Tradicional Festa do Milho. Além de outros eventos tradicionais da cidade.

PREFEITO
O prefeito Nenê Betio é um dos grandes apoiadores dos trabalhos para se propagar Santo Expedito e está sempre atento aos trabalhos do Comtur e das ações do padre Umberto Bastos, reitor do Santuário de Santo Expedito.

FÉ EM TROVAS
Romeiros e também devotos
Mais uma vez eu repito
No TOP Destino Turístico
Votem em Santo Expedito.
(José Costa)

Publicidade

Veja também