Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico visita Prudente para criação de coalizão empresarial

Objetivo da iniciativa é discutir estratégias conjuntas com o empresariado para o desenvolvimento regional, formas de incentivo ao empreendedorismo e atração de investimentos

REGIÃO - CAIO GERVAZONI

Data 11/12/2023
Horário 21:01
Foto: Caio Gervazoni
Encontro visou discutir estratégias conjuntas com empresariado para desenvolvimento regional
Encontro visou discutir estratégias conjuntas com empresariado para desenvolvimento regional

O secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, Jorge Lima, esteve na tarde desta segunda-feira na diretoria regional do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), em Presidente Prudente, reunido com empresários e lideranças políticas locais para a criação de uma coalizão empresarial na região. 

Segundo o gestor da pasta, o objetivo da iniciativa é discutir estratégias conjuntas com o empresariado para o desenvolvimento regional, formas de incentivo ao empreendedorismo e atração de investimentos, de acordo com as vocações da região. “O avanço da coalização depende muito da regionalidade. Não adianta querer fazer um projeto sem conhecer as características locais. Nesta tarde, apresentei o plano e agora peço aos empresários que me mandem sugestões de coisas que sejam factíveis. Essa parceria é que vai criar o desenvolvimento”, expõe Jorge Lima. 

Ele indica que irá evitar discutir “política” nesta dinâmica de coalização empresarial. “Não pode ter envolvimento político. Não podemos estar discutindo política, até porque ano que vem tem eleição. É economia de Estado e é isso que queremos discutir. Vai ter projetos de curto prazo e aí a gente já ataca de uma vez, tem projeto que pode ser de médio prazo e tem projeto de longo prazo”, relata o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico.

Entre os projetos de médio prazo, está a recuperação da malha viária do oeste paulista, indica Jorge Lima. “Ela não acontece amanhã. Temos que fazer PPPs [Parcerias Público-Privadas], tem que evoluir o projeto. Temos que caracterizar primeiros quais serão as 10 coisas que temos que fazer”.

Jorge Lima também falou sobre as possibilidades da região. “Eu tenho um monte de ideias que estou disposto a entrar: piscicultura acho viável, indústria de frutas por aqui eu acho que vale a pena, tem também a questão fundiária que a gente tem que avançar, ou seja, é um plano e a gente tem que acreditar neste plano”, pontuou Lima, o qual espera que a coalização empresarial do oeste paulista avance tão rápido quanto a das outras 13 RAs (Regiões Administrativas) do Estado. 

Volta no início de 2024

O secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado disse que irá retornar ao oeste paulista entre janeiro ou fevereiro. “Tenho um grupo que acompanha o que evoluiu e o que não evoluiu. É realmente uma prestação de contas, como se fosse uma empresa. Até porque as propostas têm que cruzar com o orçamento do Estado. Estou muito otimista, gostei muito da conversa aqui hoje [segunda-feira]”, pontuou Jorge Lima, que segue com o cronograma de visitas. Nesta terça, Lima irá até Presidente Venceslau e Presidente Epitácio e mais duas cidades ainda não reveladas. 

Foto: Caio Gervazoni

Jorge Lima apresentou projeto de coalizão empresarial na tarde desta segunda, na diretoria regional do Ciesp, em Prudente

Publicidade

Veja também