Secretário estadual reinaugura pista em Porto Primavera e projeta turismo internacional

Jorge Lima aterrissou no aeroporto em voo inaugural do futuro Condomínio Aeronáutico Reggia, prometendo apoio para transformar Pontal em “primeiro mundo”

REGIÃO - Sinomar Calmona

Data 21/11/2025
Horário 05:00
Foto: Cedida
Potencial turístico da região foi enaltecido durante visita de secretário
Potencial turístico da região foi enaltecido durante visita de secretário

Um momento decisivo para o desenvolvimento do Pontal do Paranapanema ocorreu nesta terça-feira, com o primeiro pouso oficial no Aeroporto de Porto Primavera, em Rosana, agora sob a bandeira do futuro Reggia Condomínio Aeronáutico, que começa a ser implantado no local.

O voo especial trouxe o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Jorge Lima, que aterrissou na pista acompanhado pelo empresário Renato Salteiro, líder do empreendimento, pelo diretor regional da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Lucas Grandolfo, e pelo diretor regional do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), José Carlos Cavalcante.

Antes de pousar, a comitiva realizou um sobrevoo pelo Pontal do Paranapanema, onde puderam admirar a beleza natural do encontro dos rios Paraná e Paranapanema.

A pista, que foi originalmente construída pela Cesp (Companhia Energética de São Paulo) e ficou abandonada por 10 anos, foi adquirida e revitalizada pelos empreendedores do Reggia. Com 1,5 mil metros por 30 metros de asfalto, a pista (SP1448) já possui liberação da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) para operações visuais diurnas e tem planos para balizamento noturno. O terminal de saguão deve ser finalizado no início de 2026.

O empresário Renato Salteiro celebrou o marco: “É um momento que destaca não apenas um grande passo para o condomínio aeronáutico, mas um salto decisivo para Porto Primavera e toda a região do Pontal do Paranapanema”.

Salteiro destacou o “investimento em infraestrutura de primeiro mundo” e garantiu que o Reggia Condomínio Aeronáutico será um “catalisador de progresso e inovação para toda a comunidade regional”.

Cidade com vocação

O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Jorge Lima, que está em uma missão para visitar os 645 municípios paulistas, expressou “profundo encantamento” com o potencial de Rosana.

“Isso aqui é maravilhoso! Dá para fazer um negócio internacional aqui. Eu estou impressionado! É melhor vir para Rosana do que ir a Miami. Esquece Caribe, vem para Rosana que vocês vão ver o que eu estou falando. É inacreditável”, declarou.

O secretário, que trabalha na diretriz do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) de tratar São Paulo como um país e de desenhar vocações regionais, prometeu “apoio incondicional”.

“Conte com o governo, conte com o governador Tarcísio e conte com nossa secretaria. Estamos juntos”, completou.

Jorge ressaltou que o turismo não é apenas lazer, mas uma indústria que deve ser encarada sob uma ótica econômica. Ao ser recebido pelo prefeito Claudemir Peres (Republicanos), o secretário foi saudado: “Ganhamos o melhor centroavante que poderíamos ter”.

Foto: Cedida - Voo marca reinauguração da antiga pista da Cesp, adquirida em leilão para ser revitalizada com saguão de embarque para futuro Condomínio Aeronáutico Reggia

Foto: Cedida - Aeronave trouxe secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Jorge Lima

Jorge Lima (dir.) com empresário Renato Salteiro e prefeito de Rosana, Claudemir Peres

Jorge Lima: “Estou impressionado com as belezas e o potencial turístico dessa região”

Secretário de Desenvolvimento Econômico e comitiva participaram de passeio de lancha para conhecer região do encontro dos rios Paraná e Paranapanema

Eclusa da Usina Hidrelétrica Sérgio Motta, visitada pela comitiva do secretário Jorge Lima

Empresário Renato Salteiro (dir.) e secretário Jorge Lima, durante passeio

Praia fluvial Jurerê Nacional encantou secretário estadual de Desenvolvimento Econômico

Transparência das águas do Rio Paraná chamou atenção do secretário Jorge Lima

Publicidade

Veja também