Secult lança novo programa para famílias em isolamento social

“Cultura e arte por toda parte na sua casa” teve início ontem, com contação de histórias transmitida ao vivo pelas redes sociais

VARIEDADES - OSLAINE SILVA

Data 06/05/2020
Horário 08:22
Cedida - Primeira atividade foi contação de histórias com as contadoras da Biblioteca Infantil
Cedida - Primeira atividade foi contação de histórias com as contadoras da Biblioteca Infantil

A Secult (Secretaria Municipal de Cultura) de Presidente Prudente ficou feliz com mais de 1.000 visualizações na live de lançamento, ontem, da “Cultura e arte por toda parte na sua casa”, programação transmitida pelo Facebook da pasta, que visa levar arte e cultura para os lares das famílias neste momento conturbado de isolamento social. O projeto segue até o fim do mês, podendo ser estendido. A primeira atividade foi contação de histórias infantis, com a equipe de contadoras da Biblioteca Infantil do Centro Cultural Matarazzo.

O titular da pasta, Paulo Silvio da Costa Sanches, explica que esta atividade substitui por orao projeto criado em fevereiro, “Cultural e arte por toda parte da cidade”, que tem o objetivo de levar diferentes linguagens culturais para todos os cantos do município e seus distritos, com artistas da cidade realizando as atividades.

“Devido ao início da pandemia da Covid-19, o edital foi suspenso, mas assim que retornar as atividades presenciais, iremos retomar o processo e colocar o programa em prática na cidade”, explica.

Por este motivo, anteontem, conforme ressalta, a equipe da Secult se reuniu para planejar ações para o mês de maio e foi quando surgiu a ideia. “Em período tão incerto e indefinido, precisamos disseminar coisas boas também. Levar até as pessoas cultura e arte incentiva e valoriza o trabalho artístico que temos na cidade”.

“EM PERÍODO TÃO INCERTO E INDEFINIDO, PRECISAMOS DISSEMINAR COISAS BOAS TAMBÉM. LEVAR ATÉ AS PESSOAS CULTURA E ARTE INCENTIVA E VALORIZA O TRABALHO ARTÍSTICO QUE TEMOS NA CIDADE”

Paulo Silvio da Costa Sanches

Ele acentua que o foco principal do programa é realizar as atividades com os funcionários que estão trabalhando normalmente na biblioteca, no Museu e Arquivo Histórico Prefeito Antonio Sandoval Netto, Matarazzo, IBC Centro de Eventos e os professores do programa sociocultural que realizam projetos dentro do Matarazzo.

PARCERIA E

INCENTIVO

Paulo comenta que fez contato com a pasta de Educação colocando o programa à disposição para criarem atividades em parceria. Na próxima semana, se reunirão para planejarem uma programação educacional dentro do projeto.

Vale lembrar que a Secult tem realizado outras ações de incentivo e apoio aos trabalhadores da cultura e da arte da cidade, como: a “Mostra de Artes em Ambientes Virtuais”, contratando grupos teatrais da cidade para a realização de espetáculos, em lives direto do Teatro Paulo Roberto Lisboa. Está cedendo o Matarazzo para músicos, artistas e grupos musicais gravarem suas lives shows; e ensta semana, abriu o cadastro social para os trabalhadores da cultura de Prudente.

“A nossa primeira apresentação foi sensacional. Daqui pra frente creio que vai virar uma rotina, pois a programação será de segunda a sexta-feira, sempre às 10h”, alegra-se o secretário de Cultura.

Box

PROGRAMAÇÃO

Segundas-feiras - apresentações, tutorais e bate-papo com professores do Programa Sociocultural e Artístico da Secult
Terças-feiras - contação de histórias infantis com as contadoras da Biblioteca Infantil do Matarazzo
Quartas-feiras - leituras dramáticas, com autores e estudantes de teatro de Presidente Prudente
Quintas-feiras - artes visuais, artesanato, preservação, culinária e memória
Sextas-feiras - música e oficinas musicais com a equipe da Escola Municipal de Artes Prof. Jupyra Cunha Marcondes

Cedida

Paulo Sanches comemora o resultado do lançamento: “apresentação foi sensacional”

Publicidade

Veja também