Secult pede apoio do Estado para Festival de Teatro deste ano

Romildo Campello, secretário estadual de Cultura, conferiu início do Festival Literário de Prudente, durante visita realizada ontem

VARIEDADES - MARIANE GASPARETO

Data 26/08/2018
Horário 05:23
Secom - Campello, secretário de Cultura de SP, conferiu início do Flitpp
Secom - Campello, secretário de Cultura de SP, conferiu início do Flitpp

O Flitpp (Festival Literário de Presidente Prudente) foi inaugurado sexta-feira, no Centro Cultural Matarazzo, e contou com a participação do secretário de Estado da cultura, Romildo Campello, que veio conferir o evento ontem. Aproveitando o ensejo, a Secult (Secretaria Municipal de Cultura) solicitou o apoio da pasta estadual para a realização do Fentepp (Festival Nacional de Teatro Presidente Prudente) deste ano, que será analisado pela secretaria de Estado, garantiu Campello. Como noticiado por este diário, em 2016 a edição do evento chegou a ser cancelada por falta de recursos e apoio estadual. Posteriormente, o festival retornou ao calendário de ações, mas custeado pelo Executivo de Prudente.

Outra parceria que será analisada é a possibilidade de destinar vagas do Projeto Guri a estudantes da rede municipal de ensino a partir de 2019. O secretário reforça que a integração de áreas como Cultura e Educação já é uma tendência dentro das ações do Estado e que, nesse sentido, o Flitpp deixou impressões extremamente positivas por unir esses dois segmentos, juntamente com a tecnologia, trazendo um olhar mais contemporâneo e moderno ao evento, que consiste em uma “reedição” do antigo Salão do Livro.

Campello, que participou da abertura do Flitpp, enfatizou o quanto a cultura tem um aspecto fundamental, não só na formação dos jovens, como também por ser um grande fator gerador de riquezas.

Pelo menos 850 pessoas passaram no primeiro dia de atividades do Flitpp, que visa, de acordo com a coordenação, fomentar a leitura e também trazer o foco para a literatura e atividades que envolvem o tema. Não apenas com um novo nome, mas um novo espaço para a realização do festival, que segue até o dia 2 de setembro e ocorre no Centro Cultural Matarazzo.

Salão do Livro

O antigo Salão do Livro completaria nove anos de atividades em Prudente, mas a ação passou por uma reformulação e, neste ano, ganhou um novo nome, local e formato. Dentre as atividades, que iniciaram na sexta-feira e seguem até dia 2 de setembro, a ação promovida pela Secult conta com exposição e venda de livros dos mais diversos gêneros e títulos, exibição de filmes, rodas de conversa com escritores, oficinas interativas e atrações musicais.

SERVIÇO

O Festival Literário de Presidente Prudente ocorre de segunda a sábado, das 8h30 às 22h, e no domingo, das 14h às 22h, no Matarazzo. A programação completa está no site www.flitpp.com.br.

 

 

 

 

Publicidade

Veja também