Sedepp registra abertura de 2.187 empresas de janeiro a agosto deste ano

Segundo titular da pasta, Ana Paula Setti, “tendência é de que até o final do ano o acumulado de 12 meses seja ainda maior. Prudente está otimista”, diz ela

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 01/10/2023
Horário 04:00
Foto: Getty Images
Conforme Sedepp, município vive momento otimista para abertura de novas empresas
Conforme Sedepp, município vive momento otimista para abertura de novas empresas

De 1º de janeiro a 31 de agosto deste ano, em um levantamento realizado pela Prefeitura de Presidente Prudente, por meio da Secom (Secretaria Municipal de Comunicação), a Sedepp (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico) registrou a abertura de 2.187 negócios/empresas. E conforme a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Ana Paula Atayde Setti, o município vive um momento otimista para a abertura de novas empresas. 

“Segundo dados que obtivemos do Ministério da Fazenda, a tendência é de que até o final do ano o acumulado de 12 meses seja ainda maior. Prudente está otimista. Estamos acompanhando a situação do mercado do Estado e do Brasil. Estamos aquecidos da mesma forma que o país num modo geral, tanto na abertura quanto na geração de empregos, visto que uma coisa leva a outra”, expõe a titular da Sedepp, complementando que os números pós-pandemia vêm sendo sempre crescentes e positivos.

Ana Paula menciona que se parar para pensar no início do ano, com a mudança de governo, muita gente colocou o pé no freio, um pouco sem saber como e o que fazer, se valia a pena abrir um negócio ou não, e agora a realidade é que isso está aquecendo.

Processo menos burocrático

De acordo com ela, desde o início da gestão, a administração municipal tem trabalhado para tornar o processo menos burocrático. “Começamos com projetos. Com decretos já publicados, facilitando a abertura de emprego. Tanto que o nosso primeiro trabalho, inclusive aos finais de semana, foi tirar todo o acúmulo que tinha de abertura de empresa parado na Prefeitura, para podermos finalizar essas aberturas”, cita a secretária. 

Ela ressalta que foram feitos decretos para acelerar esse processo pegando empresas com baixo e médio risco, que conseguem ser abertas no prazo máximo de um dia e meio. “Planejamento, por exemplo, tem bastante coisa de aprovação de projetos. Então, o que antes era superdemorado, processo passa para cá, para lá, através de malote, hoje com o Aprova Prudente Digital facilitou muito”, acentua.

E isso, principalmente, para as maiores empresas, na aprovação de projetos de construção, por exemplo, ela comenta que Prudente sempre foi um berço de supermercado, mas essa administração facilitou muito, e, com isso, o aumento de empregos subiu bastante. 

“Temos aí o Grupo Muffato com mais uma unidade, ainda fazendo seleção de funcionários. Nós continuamos ligando aos que estão cadastrados no Emprega Prudente, por exemplo, para irem fazer a entrevista e eles respondem que já foram. Na realidade, estamos é com um déficit de profissionais qualificados”, pontua a secretária.

Incentivos

Ana Paula diz que para promover o desenvolvimento econômico e a geração de emprego e renda pode-se destacar exatamente essa questão do planejamento, que facilitou a construção, com o Aprova Prudente Digital. Muito importante também foi a redução da lista de ISS (Imposto sobre Serviços) para empresas de tecnologia, recentemente. 

“De 5% passou para 2%. Temos um trabalho que é recorde do Banco do Povo. Para se ter uma ideia, no primeiro ano, essa administração chegou a um recorde superior aos quatro anos da administração anterior em volume de liberação de crédito. Superamos os últimos 10 anos do Banco do Povo. Temos feito um trabalho bem bonito. A gente se emociona muito com as pessoas que vêm até nós”, frisa. 

Exemplos positivos

Dentre os vários resultados positivos, Ana Paula cita como exemplos o restaurante Sabor Amigo, que fica na Avenida Manoel Goulart  e o Pão Nosso. Segundo ela, o primeiro up que o Sabor Amigo deu foi através do Banco do Povo. “Fico até arrepiada de falar, porque é muito gostoso, gratificante ver pessoas que você não conhece, realizando sonhos, o olho brilhando”, comenta. 

O Pão Nosso ela diz lembrar que, quando foram abrir a primeira loja, também buscaram o Banco do Povo. “Eu já os conhecia pelo Instagram, comprava deles, inclusive, mas quando foram pra rua, todo mundo passou a conhecer de verdade. É muito legal, muito gostoso!”, exclama.

Ela cita ainda que depois fizeram o Emprega Prudente, que é o antigo Balcão de Empregos, e isso ajudou muito as próprias empresas. “Mais que triplicou a quantidade de empresas que disponibilizam vagas hoje no município. O digital facilitou muito tanto para as empresas quanto para os candidatos”, exalta a titular da Sedepp.

ATOS ADMINISTRATIVOS

* Decretos de desburocratização na abertura de empresas 31.571/2021 e 33.611/2022;
* Decreto de aprovação de projetos de edificação e expedição de alvará de construção - Aprova Prudente Digital;
* Leis complementares 269/2022 e 275/2023 - redução de ISS (Imposto Sobre Serviços) para empresas de Tecnologia.

NÚMEROS

Prestação de serviços - 1.657 
Comércio - 423 
Diversão pública - 61 
Indústrias - 25 
Comércio eventual ou ambulante – 7
Feiras livres - 4
Total - 2.187
Fonte: Secom

Foto: Cedida


Ana Paula diz se emocionar com a realização de sonhos das pessoas

Publicidade

Veja também