Segredos de uma vida cheia de energia, após os 60,70...

Belmiro d’Arce

COLUNA - Belmiro d’Arce

Data 06/12/2020
Horário 08:30

HÁ CAMINHOS PARA VOCÊ SEGUIR, há o que fazer para viver com energia, autonomia e disposição, todos os anos de sua vida.

 
HÁ SEGREDOS PARA VOCÊ APRENDER, tesouros para conquistar, em qualquer idade, pois nunca será tarde para colher, sempre que alguém se dispuser a plantar. Assim, alguns caminhos e segredos são:

1. CUIDE BEM DO SEU CORPO: ar puro, luz solar, água em abundância, comida de verdade, exercícios físicos, descanso do corpo e da mente, confiança em Deus. Essas são as fontes de vitalidade que seu corpo precisa, agora e sempre, para expressar seu melhor potencial, sem envelhecer, sem adoecer. Significa não deixar que o tempo transforme a idade em enfermidade.

  
2. CUIDE BEM DE SUA FAMÍLIA, dedicando atenção, tempo, recursos e amor. Por mais que outras áreas sejam importantes, lembre-se, sua família será sempre sua base, sua segurança: cuide bem dela, pois, é sua fonte maior de energia. E mais:


3. CUIDE BEM DOS SEUS BONS RELACIONAMENTOS. É uma das condições mais importantes para uma pessoa se sentir bem, realizada, feliz e capacitada a superar os desencontros da vida. Faça uma lista dos seus bons amigos e renove sua amizade com um simples e breve alô e, assim que possível, encontre-os.

4. CUIDE DE PRODUZIR, REALIZAR, SER ÚTIL. Realizar algo dá sentido à vida, entusiasma. Assim na ativa ou aposentado, ganhando ou gastando dinheiro, realize algumas coisas, para você e para seu próximo; participe de um trabalho social e dentro dos seus limites faça diferença na vida de pessoas.  

REALIZE, PINTE E BORDE. Meu pai era músico e depois dos 70, aposentado, começou a pintar quadros: autodidata, sem preocupações técnicas, sem respeitar proporções e perspectivas, foi produzindo suas obras de arte, o que lhe deu muita energia para viver mais feliz seus últimos anos. Agora, comigo, nas paredes do consultório e de casa está um tesouro: dezenas de quadros que expressam o amor que sempre nos dedicou.


5. CUIDE PARA TER NOVOS PLANOS, de curto, médio e longo prazo. Faça uma lista, desperte a criatividade, resgate sonhos e realize coisas que sempre quis, mas nunca pode realizar. Afinal, realizações motivam a jornada; desafios proporcionam conquistas; e cada conquista, ainda que pequena vale muito a pena.

6. CONFIE EM DEUS. Ele é a fonte máxima de energia, inspiração e poder para você viver bem todas as idades. “Eu vim para que tenham vida e vida em abundância”, diz Deus em Sua palavra.

BASTOS TIGRE, EM SUA POESIA, “ENVELHECER”, DIZ:

“ENTRA PELA VELHICE COM CUIDADO, pé ante pé, sem provocar rumores que despertem lembranças do passado, sonhos de glórias, ilusões de amores”.


DO QUE TIVERES NO POMAR PLANTADO, apanha os frutos e recolhe as flores, mas lavra ainda e planta o teu eirado, que outros virão colher quando te fores”.


“NÃO TE SEJA A VELHICE ENFERMIDADE! Alimenta no espírito a saúde; Luta contra as tibiezas da vontade!”


“QUE A NEVE CAIA! O TEU ARDOR NÃO MUDE! Mantém-te jovem, pouco importa a idade! Tem cada idade a sua juventude”. 


QUERIDA AMIGA, QUERIDO AMIGO, eu tenho plena certeza que assim pode ser sua jornada, agora e após os 70, 80...: com energia para construir e viver bem o tempo que passa, os anos que se somam, com eficiência, autonomia, dignidade e amor. Basta você querer e aprender, pois,

 
HÁ O QUE FAZER PARA ENVELHECER DIREITO, envelhecer sem ficar velho, sentindo-se jovem, pronto para tudo, até para morrer. Um grande abraço. Deus lhe abençoe.

Veja também