Segunda Revolução Industrial

A Segunda Revolução Industrial iniciou-se na segunda metade do século 19 e terminou durante a Segunda Guerra Mundial, envolvendo uma série de desenvolvimentos dentro da indústria química, elétrica, de petróleo e aço. 
Entre outros progressos essenciais nesse período podemos incluir a introdução de navios de aço movidos a vapor, o desenvolvimento do avião, as primeiras técnicas de automação e produção em massa de bens de consumo, o enlatamento de comidas, refrigeração mecânica e outras técnicas de preservação e a invenção do telefone eletromagnético. Esse período marca também o advento da Alemanha e dos Estados Unidos como potências industriais, juntando-se à França e ao Reino Unido. 
Entretanto, a Segunda Revolução Industrial é vista como apenas uma fase da Revolução Industrial já que, de um ponto de vista sócio tecnológico, não houve uma clara ruptura entre as duas. Na verdade, a Segunda Revolução Industrial foi um aprimoramento e aperfeiçoamento das tecnologias da Primeira Revolução. Ainda é argumentável que ela se divide no meio no século 19, com o crescimento das estradas de ferro, os navios a vapor e invenções cruciais, que resultaram no barateamento do aço, transporte rápido e menores custos de produção. 
Nos Estados Unidos, a Segunda Revolução Industrial é comumente associada com o processo de eletrificação e com o gerenciamento científico. No passado, o termo Segunda Revolução Industrial também era usado na imprensa e pelos industrialistas para se referir às mudanças consequentes da dispersão da nova tecnologia após a Segunda Guerra Mundial. 
No que se refere às invenções, as mais importantes foram a prensa móvel movida a vapor, no âmbito das máquinas a vapor, que permitiu a máquina de fazer papel e o processo de produção através da madeira, que libertou as corporações dos limitados suportes de algodão e linho, bem como um novo combustível, fóssil, que mudou o mundo; o petróleo. Com esse novo combustível sendo usado em motores de combustão e em máquinas, eles ganharam uma potência incrível que aumentou muito a eficiência e fez indústrias crescerem ainda mais no ramo. 

Fonte:
1)    https://pt.wikipedia.org/wiki/Segunda_Revolu%C3%A7%C3%A3o_Industrial;

 

Publicidade

Veja também