Seja consciente com o voto e também com o meio ambiente

EDITORIAL -

Data 14/11/2020
Horário 04:10

As eleições pareciam tão distantes neste momento de pandemia, mas, mesmo sem muitos perceberem sua aproximação, o grande dia de eleger os representantes do povo já está aí, é amanhã. Este diário já mencionou inúmeras vezes a importância que um voto tem na vida de toda a sociedade, o que requer cautela e consciência, e vem hoje trazer um alerta importante, que também tem relação com a consciência, mas desta vez, com o meio ambiente. 
Neste domingo, caso leve sua “colinha” com os números dos seus candidatos, realize o descarte do papel em um local próprio para o lixo e, se encontrar pessoas realizando boca de urna ou atirando os famosos “santinhos” nas ruas próximas dos locais de votação, não hesite, denuncie para as autoridades competentes.
Mesmo sendo sabido por muita gente, há que diga não conhecer as leis eleitorais e que proíbem a distribuição de santinhos pelas ruas, especialmente em locais próximos das escolas em que os votos são computados. Vale lembrar que o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) permite a distribuição de panfletos, mas proíbe o despejo do material nas ruas, especialmente no dia em que os eleitores se dirigem às urnas para exercer a cidadania. 
Ainda assim, por saber que muitos desrespeitam as normas, mas também para manter o zelo com o espaço público amanhã, a Prudenco (Companhia Prudentina de Desenvolvimento) informou que disponibilizará 100 agentes para a limpeza e a fiscalização no dia. Conforme noticiado por este diário na edição de ontem, os profissionais estarão divididos entre varredores e fiscais, sendo que atuarão em todas as escolas. 
“Em áreas maiores, e de maior movimento, serão mobilizadas equipes maiores”. As ações serão logo a partir das 6h e vão até às 12h. Ainda de acordo com a Prudenco, a limpeza será realizada através de varrição, onde todos os panfletos, santinhos e folhas recolhidas serão ensacados e, em seguida, deixados para a coleta de lixo na segunda-feira. “Pedimos o auxílio da população na hora de descartar os santinhos, para que isso seja realizado em lixeiras apropriadas”. 
Por isso, seja consciente com seu voto, que mudará toda a sociedade e o seu desenvolvimento, mas seja também consciente com o meio ambiente. Ajude com que o nosso espaço público seja preservado e as leis eleitorais sejam cumpridas.
 

Publicidade

Veja também