Selj divulga calendário esportivo para 2016

Esportes - Jean Ramalho

Data 14/02/2016
Horário 09:50
 

Com a participação de representantes dos 56 municípios integrantes da DREL (Delegacia Regional de Esportes e Lazer) de Presidente Prudente, a Selj (Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo) apresentou, na manhã de ontem, o calendário esportivo para o ano de 2016. O evento foi realizado no auditório do bloco 5 da Unesp (Universidade Estadual Paulista) Júlio de Mesquita Filho, com a participação do coordenador de Esportes, Alex Costa de Lima.

Anfitrião no evento, o delegado regional de Esportes da região de Prudente, Edvaldo José de Oliveira Júnior, comenta que a finalidade do calendário é alcançar o sucesso e o fomento do desporto paulista, através da aproximação e do auxílio aos municípios. Segundo ele, uma das características principais do calendário deste ano é justamente a aproximação e a valorização de competições voltadas para atletas amadores. "São Paulo é referência na formação de atletas nas mais diversas modalidades. Portanto, neste ano a proposta é resgatar o esporte como base", afirma o delegado regional.

O foco nas competições de base, de acordo com Alex de Lima, se dá também pela realização dos Jogos Olímpicos deste ano no Rio de Janeiro. "Nossa ideia é aproveitar a incitação olímpica que deverá ser criada pela realização dos jogos no Brasil e reforçar a tradição que o Estado tem de olhar sempre para o futuro, no que diz respeito a formação de atletas", comenta o coordenador.

O anúncio do calendário oficial faz parte do planejamento da Selj. Durante o mês, a secretaria está realizando reuniões em todas as regiões do Estado, com o objetivo de fazer também a prestação de contas do ano de 2015, bem como informar acerca dos avanços na área de formação de atletas. "A visão da secretaria é manter os representantes dos municípios informados, não apenas do calendário, mas de todo o trabalho realizado", pondera Edvaldo.

 

Planejamento

Na outra ponta do planejamento, nos municípios, a visão dos representantes é aproveitar o calendário como um norte para a elaboração dos projetos esportivos das cidades. Essa é a opinião do diretor de Esportes de Rosana, Valmir Souza Dutra. "Para nós é importante, pois conseguimos elaborar nosso planejamento baseado no próprio calendário", relata.

Com isso, mesmo com todas as dificuldades enfrentadas, o rosanense espera conseguir aplicar as ações esperadas, como por exemplo garantir a presença dos atletas do município nas competições previstas. "A gente sabe que infelizmente o esporte é deixado de lado em muitas cidades, mas toda ajuda é viável para quem trabalha pelo esporte", considera.

 

Expectativa

Responsável por cerca de cem idosos do município de Rosana, bem como do distrito de Primavera, a professora de educação física Deise Aparecida Pelozatto, 25 anos, diz que a expectativa para a temporada é garantir a presença da delegação rosanense nos Jori (Jogos Regionais do Idoso). "O planejamento é importante para conseguirmos alcançar nossos objetivos. E é isso que buscamos nessas reuniões", cita a professora.

 
Publicidade

Veja também