Selma Arenales volta a Prudente com a exposição “Retratos do Brasil”

Mostra reúne imagens de diversas viagens da fotógrafa, passando pela maioria dos Estados, suas capitais e interiores, e pode ser conferida no Matarazzo

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 02/08/2023
Horário 08:15
Foto: Cedida
Selma uniu seu olhar de viajante ao de fotógrafa e registrou pessoas, culinária e os detalhes de uma natureza exuberante 
Selma uniu seu olhar de viajante ao de fotógrafa e registrou pessoas, culinária e os detalhes de uma natureza exuberante 

Ontem, a fotógrafa Selma Arenales retornou a Presidente Prudente, desta vez para a noite de abertura da exposição “Retratos do Brasil”, que fica no Centro Cultural Matarazzo até setembro. A mostra reúne imagens de diversas viagens de Selma pelo território brasileiro, registros de Norte a Sul, passando pela maioria dos Estados, suas capitais e interiores. Entre eles, estão Amazonas, Pará, Maranhão, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Tocantins, Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina, até o Rio Grande do Sul.

Em cada um desses lugares, ela uniu seu olhar de viajante ao de fotógrafa e registrou as paisagens, pessoas, culinária e principalmente os detalhes de uma natureza exuberante que nosso país apresenta. “O objetivo dessa exposição é ser itinerante, para mostrar e compartilhar, com a população brasileira e a de outros países, as belezas do Brasil. Também os momentos inesquecíveis que me tocaram muito, desde paisagens deslumbrantes, o encontro com pessoas muito especiais e vários detalhes significativos no imenso, belo, colorido e contrastante território brasileiro”, detalha Selma.

“O OBJETIVO DESSA EXPOSIÇÃO É SER ITINERANTE, PARA MOSTRAR E COMPARTILHAR, COM A POPULAÇÃO BRASILEIRA E A DE OUTROS PAÍSES, AS BELEZAS DO BRASIL. TAMBÉM OS MOMENTOS INESQUECÍVEIS QUE ME TOCARAM MUITO, DESDE PAISAGENS DESLUMBRANTES, O ENCONTRO COM PESSOAS MUITO ESPECIAIS E VÁRIOS DETALHES SIGNIFICATIVOS NO IMENSO, BELO, COLORIDO E CONTRASTANTE TERRITÓRIO BRASILEIRO”
Selma Arenales

Selma é prudentina e reside há 30 anos na cidade de São Carlos (SP). Desde que resolveu dedicar-se à fotografia em 2013, após se aposentar como professora da Ufscar (Universidade Federal de São Carlos), sempre retorna à cidade, para visitar parentes e para trazer suas exposições que circulam por todo o Brasil e, também, para o público prudentino. Foi assim em 2017, com a exposição “Caminhos da Itália”, que esteve aberta para visita, por um mês, no Centro Cultural Matarazzo, com retratos e olhares de diferentes locais da Itália. Na época, a mostra atraiu um grande público que pode viajar para o país mediante o olhar da fotógrafa.

Projeto teve início em 2012

Nesta nova vinda à cidade, Selma conta que as expectativas são grandes, por ter a exposição por diversas cidades do Estado de São Paulo e foi muito planejada e esperada. “Este projeto teve início em 2012, quando visitei a região Norte do Brasil, iniciando na Amazônia, no Estado do Amazonas, uma região coberta de florestas, o Rio Amazonas e seus afluentes. A beleza da Floresta Amazônica é indescritível, desde a vegetação, pássaros, animais inseridos num ‘habitat’ de clima úmido resultante de temperaturas altas e chuvas inesperadas, além de sons desconhecidos que se propagam floresta adentro, dando, por alguns instantes, a imensidão desse santuário ecológico, gigante e belo”, conta.

E em todos os outros lugares e Estados por onde passou, tudo que vivenciou, conforme narra, foi dando forma a esta  nova exposição: “Trazer tudo isto para minha cidade natal”. “Depois de uma pandemia e diversos outros contratempos gerando uma expectativa enorme, espero que a população aproveite e viaje pelo Brasil por meio dos clicks”. 
A exposição já passou por diversas localidades do Estado de São Paulo, mas como ela gosta muito de Prudente e tem raízes na cidade, “a sensação é diferente”.

SERVIÇO
A exposição está aberta à visitação no Centro Cultural Matarazzo, de 1º de agosto a 10 de setembro, de segunda a sábado, das 8h30 às 22h e nos domingos e feriados, das 16h às 22h.

Cedida

Mostra, que já passou por diversas cidades, está aberta à visitação no Matarazzo até o dia 10 de setembro

Fotos: Selma Arenales


Em todos os lugares por onde passou, tudo que vivenciou foi dando forma a esta nova exposição

Publicidade

Veja também