Sem previsão

José Vicente

COLUNA - José Vicente

Data 12/01/2022
Horário 03:06

Segundo informações da enfermeira que coordena o setor de vacinas do sistema de saúde de Indiana, não há previsão para início da vacinação contra a gripe. Porém, uma reunião que ocorre hoje, em Presidente Prudente, com representantes de todos os municípios da região, pode definir a data aproximada em que a campanha será desencadeada para proteção da população. Inúmeros casos de pessoas acometidas pela gripe, algumas mais graves, foram registrados nos últimos dias, inclusive com necessidade de internação, o que preocupa bastante o sistema municipal de saúde.

VACINAÇÃO PROSSEGUE
Por outro lado, a vacinação contra o coronavírus prossegue normalmente, sendo que hoje deve chegar ao Centro de Saúde de Indiana 575 doses de vacinas para imunização daqueles que ainda não receberam nem a primeira dose e os que necessitam tomar a vacina de reforço. O objetivo é vacinar toda a população, já que algumas pessoas no início não quiseram receber imunização, talvez por não acreditar na eficiência e na necessidade da vacina, entretanto, agora, com a nova onda de Covid-19, a procura tem sido mais constante, o que é muito positivo para a saúde geral do município. 

TREINAMENTO
De acordo com o sistema municipal de saúde, a imunização das crianças indianenses deve se iniciar já nos próximos dias, sendo que haverá treinamento para os funcionários que serão destacados para esse trabalho. Com certeza essa preparação é necessária, pois o procedimento de imunização das crianças é diferenciado, e exige todo cuidado por parte do pessoal da saúde. Os pais não devem resistir à imunização de seus filhos, para evitar problemas futuros com essa doença terrível.

MORADORES PEDEM SOCORRO
Moradores da Vila Garcez, em Indiana, pedem socorro, pois as últimas chuvas provocaram sérios transtornos no setor das ruas Valentim Gentil, Santos Dumont e Marechal Deodoro. São vários bueiros entupidos, que há muito tempo não recebem nenhum tipo de limpeza e, com as últimas chuvas, uma grande quantidade de água invadiu alguns quintais e residências, provocando sérios prejuízos aos proprietários que vivem ali há vários anos. Na verdade, esse problema é crônico, motivo de reclamações em todos os períodos de chuvas, mas quando vem a estiagem, os responsáveis esquecem e, na primeira intempérie, os problemas virão novamente. Um requerimento encabeçado por uma das moradoras, Dagmar Benedita dos Santos, expondo a situação, foi entregue ao poder público, e os moradores aguardam uma providência.

O ADEUS DO VIOLEIRO
Semana passada, Indiana perdeu um de seus filhos queridos, Alcides Burani, violeiro de quatro costados, que até os últimos dias de sua vida não deixou de dedilhar a viola, mesmo já com as mãos bastante prejudicadas e os dedos sem o mesmo reflexo de outrora. Amante da música sertaneja raiz, tinha em sua memória uma quantidade imensa de letras caipiras, desde Torres e Florêncio, Zé Carreiro e Carreirinho, Tonico e Tinoco, Charanga e Xará, Zé Fortuna e Pitangueira, Cascatinha e Inhana, Tião Carreiro e Pardinho, Paiózinho e Zé Tapera e era só pedir que ele soltava a voz com maestria, um show maravilhoso aos amigos que o rodeavam nas memoráveis rodas de violeiros. 

CANCIONEIRO SERTANEJO
Mesmo no alto dos seus quase 80 anos, ostentava sua voz melodiosa e interpretava cada canção com sentimento no peito, típico do verdadeiro cancioneiro sertanejo. Era um arquivo musical e não esquecia um verso sequer dos verdadeiros poemas escritos por grandes nomes da canção sertaneja. Uns dias antes de seu passamento tive a oportunidade de encontrar o Alcides na UBS (Unidade Básica de Saúde) de Indiana, quando o mesmo já demonstrava estar bastante debilitado, mas ainda correspondeu ao meu cumprimento com um belo sorriso, e foi o derradeiro, pois, depois disso, eu já fui informado de seu falecimento. Ao escrever esse texto, deixei escorrer uma lágrima de tristeza e saudade, pelo amigo.

DE GOIANIA A PRUDENTE
Recebi do amigo Tony Soares, dois CDs da dupla Sonia e Thiago, quando ainda cantavam em Goiânia, vozes maravilhosas cantando sucessos de Cascatinha e Inhana, como Flor do Cafezal, e outras canções conhecidas. A dupla se desfez e Sonia voltou para Presidente Prudente, morando na Vila Marcondes e brindando aos católicos que vão à missa aos domingos na Igreja Nossa Senhora Aparecida, com sua voz maravilhosa, ao lado de Nenê Bodelon. Sonia Maria Marani, que é natural de Alfredo Marcondes, também canta MPB e deve lançar seu próximo CD em breve, além de estar inscrita para o The Voice. Estamos torcendo por esta voz, que vai brilhar muito mais com certeza. 

OS SORTUDOS DA REGIÃO
Três pessoas de Martinópolis foram contempladas no sorteio SP-CAP do último domingo, inclusive um dos sortudos ganhou o prêmio maior, de R$ 500 mil, para um bom começo de ano. O contemplado foi Milton Lorencine Ferro, que, além de colaborar com o Hospital de Esperança, teve a sorte ao seu lado ao embolsar meio milhão de reais. Indiana também teve uma ganhadora no Giro da Sorte, Yvonete Rodrigues. De Regente Feijó, a ganhadora foi Francisca Ferreira de Araújo, no Giro da Sorte. Um bom alento para iniciar 2022.

CEMITÉRIO COM NOVO PORTAL
O Cemitério de Indiana recebeu, nos últimos dias, um belo portal, ganhando uma nova aparência, e com o nome em homenagem ao padre Francisco Petrus. O portão antigo, alquebrado pelo tempo, nem ostentava mais a homenagem ao padre Chico. Seria de bom alvitre que o poder público indianense estudasse agora a possibilidade de se construir um velório à altura no espaço que existe em frente ao cemitério, liberando o atual prédio no centro para outro tipo de repartição. Uma pracinha e um estacionamento também cabem naquele espaço, com uma boa iluminação.

Publicidade

Veja também