Semana começa com alagamentos e prejuízos após temporal em Prudente

Até início da noite desta segunda, foram cerca de 30 ocorrências contabilizadas pela Defesa Civil; inundação no Parque do Povo deixou dois veículos ilhados

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 02/01/2023
Horário 15:36
Foto: Adriano Kirihara
Chuva registrada nesta segunda causou alagamento no Parque do Povo
Chuva registrada nesta segunda causou alagamento no Parque do Povo

As chuvas registradas nesta segunda-feira causaram alagamento no Parque do Povo, em Presidente Prudente. De acordo com a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, dois veículos ficaram presos na inundação e precisaram receber suporte do Corpo de Bombeiros - um na Avenida da Saudade e outro na Rua Belo Horizonte, nas proximidades do Prudenshopping. O temporal também deixou prejuízos em vários pontos da cidade.

Conforme balanço parcial emitido pela Defesa Civil no início da noite desta segunda, foram cerca de 30 ocorrências contabilizadas pelo órgão, entre quedas de árvores e desabamentos. Não houve vítimas, apenas danos materiais. Os trabalhos das equipes continuam durante a noite.

Segundo o Centro de Monitoramento e Estudos Climáticos e de Previsão do Tempo da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), alto volume de chuva é previsto para a região nos próximos dias, sendo que o volume acumulado pode chegar a 100 mm até quinta-feira.

Pancadas intensas, com volume de 50 mm, devem ocorrer entre amanhã e quarta.

A Defesa Civil orienta que os munícipes não atravessem e adentrem em áreas inundadas ou enfrentem enxurradas, uma vez que a força da água pode arrastar uma pessoa ou até mesmo um veículo.

As pessoas que moram em áreas de risco devem estar alertas quanto a sinais de movimentação do solo, como postes e árvores inclinadas, rachaduras nas paredes e portas e janelas emperradas.

Diante desses sinais, os moradores devem sair imediatamente do local e acionar a Defesa Civil ou o Corpo de Bombeiros.

Prefeitura diz tomar medidas

Em nota à imprensa, a Prefeitura de Prudente informou que "está tomando medidas concretas para reduzir os riscos de alagamentos no Parque do Povo", tais como a limpeza completa das bocas de lobo e galerias no entorno do parque; inspeção de toda a estrutura das galerias a fim de identificar rachaduras, obstruções e outros problemas que possam comprometer o escoamento das águas; e reforma de parte da galeria na Praça Oscar Figueiredo Filho, próximo ao Prudenshopping, onde havia ocorrido o colapso de parte da cortina de contenção.

"O município segue em estudos para encontrar outras alternativas que diminuam os transtornos decorrentes das enchentes, uma vez que obras mais complexas demandam recursos inviáveis para os cofres municipais", expõe. "A administração municipal também pede a colaboração dos munícipes para que não joguem lixo nas ruas, uma vez que podem obstruir as bocas de lobo e elevar os ricos de alagamentos", pontua.

Danos ao sistema elétrico

A Energisa Sul-Sudeste informou que a tempestade que atingiu a região nesta segunda-feira veio acompanhada por fortes ventos e raios, causando danos ao sistema elétrico devido à queda de árvores, galhos e objetos lançados na rede.

"A concessionária acionou de forma imediata seu plano de contingência e equipes da distribuidora estão em campo para recuperação do sistema elétrico e restabelecimento da energia nas unidades consumidoras atingidas o mais rápido possível", comunicou.

Segundo a Energisa, as cidades mais afetadas foram Presidente Prudente, Presidente Bernardes, Álvares Machado, Alfredo Marcondes e Lucélia. "Neste momento, cerca de 90% dos clientes afetados já tiveram o fornecimento normalizado e as equipes trabalham de forma ininterrupta para restabelecer os pontos restantes", completou.

A concessionária alerta a população para que não se aproxime de cabos caídos ao chão, pois podem representar riscos à segurança. Nestes casos, a orientação é entrar em contato com a empresa imediatamente pelo 0800 701 0326, pelos canais digitais de atendimento (app Energisa ON ou site www.energisa.com.br), e isolar a área para que outras pessoas também não se aproximem. Em caso de falta de energia ou outras solicitações, a empresa também está disponível pelos canais citados.

Fotos: Adriano Kirihara

Reprodução/Redes sociais

Publicidade

Veja também