Semana da Consciência Negra terá concurso fotográfico em Prudente

Evento visa conhecer o olhar artístico-cultural de fotógrafos em relação às contribuições históricas africanas na cultura brasileira; inscrições estão abertas

VARIEDADES - WEVERSON NASCIMENTO

Data 25/09/2021
Horário 09:06
Foto: Arquivo/ Weverson Nascimento
Edison José da Silva, presidente do Conselho Municipal da Igualdade Racial de Presidente Prudente
Edison José da Silva, presidente do Conselho Municipal da Igualdade Racial de Presidente Prudente

Identificar o olhar artístico-cultural de fotógrafos em relação às contribuições históricas africanas na cultura brasileira e na construção da história do Brasil é o foco do 1º Concurso Fotográfico do Comir (Conselho Municipal da Igualdade Racial de Presidente Prudente), com o tema “Beleza Negra – Dandara dos Palmares”, que faz parte das celebrações da Semana da Consciência Negra 2021. As inscrições já estão abertas e seguem até 22 de outubro.
O presidente do Conselho Municipal da Igualdade Racial de Presidente Prudente, Edison José da Silva, explica que para esta edição da semana de conscientização, pensaram em produzir algo que pudesse instigar não somente o que a comunidade negra faz ou tem a oferecer, mas o que as pessoas entendem sobre a cultura africana, ou seja, de que maneira ela contribuiu, contribui e continua contribuindo com a brasileira. 
O concurso fotográfico, portanto, tem o objetivo de compreender como o fotógrafo amador ou profissional entende que tal feito ou ação faz parte do acervo da cultura africana e o que ele representa para o Brasil. “Seja a imagem de um prato típico, de mulher/homem africano ou afrodescendente, de um quilombo, de uma festa, de uma tradição, ou seja, a pessoa pode fotografar à vontade aquilo que entende como cultura africana”, enfatiza o presidente do Comir.
Paralelamente à produção das imagens, o conselho pretende provocar alguns conceitos de ensino e aprendizagem como incentivar o fotógrafo a pesquisar mais sobra a cultura africana no Brasil, descobrir a colaboração dessa cultura para a história dos brasileiros, e, por fim, mostrar através das imagens as contribuições histórico-culturais que passam despercebidas  no dia a dia. 

“NÓS BUSCAMOS ENTENDER COMO O FOTÓGRAFO VÊ A CONTRIBUIÇÃO DA CULTURA AFRICANA NA FORMAÇÃO HISTÓRICA, EDUCACIONAL, POLÍTICA E SOCIAL DO BRASIL”
Edison José da Silva

“Nós buscamos entender como o fotógrafo vê a contribuição da cultura africana na formação histórica, educacional, política e social do Brasil”, acrescenta Edison. 

Participação no concurso

Podem participar do Concurso Fotográfico “Beleza Negra – Dandara dos Palmares” fotógrafos profissionais e amadores de Presidente Prudente. Cada pessoa pode cadastrar uma foto no link disponível para inscrição. As imagens serão avaliadas por um conjunto de jurados, das quais selecionarão as dez que mais se destacarem diante do tema proposto. 
O primeiro colocado no concurso receberá um prêmio de R$500 e sua fotografia será publicada na Revista Fotografe, uma das mais destacadas na América Latina. O grande vencedor também terá o seu registro estampado no folder da Semana da Consciência Negra 2022.

SERVIÇO
As inscrições para o Concurso Fotográfico “Beleza Negra – Dandara dos Palmares” podem ser feitas através do link forms.gle/ptnWKpMzDBcVcpKF6, até o dia 22 de outubro. Neste ano, a Semana da Consciência Negra contará com uma programação especial entre os dias 16 e 20 de novembro.

 

 


 

Veja também