Semana da Leishmaniose tem início em Prudente com ações no Jardim Leonor

Objetivo é promover conscientização sobre riscos da doença tanto em animais quanto em seres humanos; nesta terça, equipes farão visitas às residências do bairro

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 07/08/2023
Horário 16:22
Foto: Cedida
Como parte da programação, Prudenco realiza recolhimento de resíduos no Leonor e Terceiro Milênio
Como parte da programação, Prudenco realiza recolhimento de resíduos no Leonor e Terceiro Milênio

A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) de Presidente Prudente, por meio da VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal) e CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), deu início nesta segunda-feira à Semana de Prevenção e Combate à Leishmaniose, com uma extensa programação voltada a alertar sobre os riscos da doença tanto em animais quanto em seres humanos. Os trabalhos têm o apoio da Prudenco (Companhia Prudentina de Desenvolvimento).

Para a abertura da programação, o local escolhido foi o Jardim Leonor, na zona norte da cidade, onde as equipes da Vigilância Epidemiológica promoveram uma roda de conversa com orientações em relação à leishmaniose para servidores e pacientes da ESF (Estratégia de Saúde da Família) do bairro. Durante a conversa, os agentes da VEM e CCZ orientaram sobre as formas de prevenir a proliferação do mosquito-palha, transmissor da doença. 

Na mesma manhã, as equipes da Prudenco fizeram um mutirão de recolhimento de resíduos que podem servir como criadouros do mosquito tanto no Jardim Leonor quanto no Residencial Terceiro Milênio

Já no período da tarde, as equipes da vigilância promoveram um bate-papo com nutricionistas e técnicos da Seduc (Secretaria Municipal de Educação), na Coordenação de Alimentação Escolar “Dona Cergina”.

As atividades seguem nesta terça-feira no mesmo bairro, com visitas às residências. Já nesta quarta, a programação contempla o 3º Fórum de Leishmaniose do Estado de São Paulo, do qual o município participará de forma online. 

O ponto alto da semana é o dia 10, quinta-feira, com o “Dia D” na Praça Nove de Julho. Haverá ações como panfletagem, orientação, trailer da Polícia Militar Ambiental, adoção dos animais do Abrigo de Animais, além das visitas da equipe de campo.

A ação se encerra com novas visitas das equipes de campo no Leonor na sexta-feira e coleta e chipagem de cães no Jardim Cremonezi neste sábado.

Publicidade

Veja também