Semana de 22: Desenhos de alunos do Spart Cultural estarão em outdoors

Secult e Vip Outdoor fecharam parceria para uma das atividades em comemoração aos 100 anos do movimento

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 11/02/2022
Horário 08:01
Foto: Cedida
Pintor Di Cavalcanti foi quem idealizou a Semana
Pintor Di Cavalcanti foi quem idealizou a Semana

A Secult (Secretaria Municipal de Cultura) de Presidente Prudente fechou parceria com a Vip Outdoor, onde a empresa disponibilizará desenhos feitos por crianças e adolescentes, alunos do Spart Cultural, atividade que tem como título “Gato Pasquiat nos 100 Anos da Semana de 22”. O secretário da pasta, Yuri Reis, destaca que a importância da parceria se justifica, uma vez que a secretaria tem sempre estabelecido parcerias com diferentes artistas, neste caso com o Spart Cultural, em ações específicas. 
Ele menciona que como Carmo Malacrida, que é a diretora do Spart, é expert em crianças que produzem desenhos, pensaram que como a partir da próxima semana comemora-se os 100 anos da Semana Arte Moderna, conhecida também como Semana de 22, seria “incrível divulgar isso para as crianças para que elas sejam as sementes do que vai acontecer”.
“Que a arte sempre continue moderna ou não. Contemporânea, enfim, a ideia era que essa temática fosse voltada para as crianças para continuarem dando frutos no futuro em relação à temática da Semana da Arte Moderna numa data tão emblemática que são os seus 100 anos”, explica o secretário municipal de Cultura.
Segundo ele, os desenhos foram escolhidos pelo Spart Cultural, que é uma associação que ensina as crianças sobre a importância da arte, mas que também desenvolve essas competências de pintura, desenho, da arte em geral. “Os desenhos tiveram como referência Di Cavalcanti, Mario de Andrade, Oswald de Andrade, Manuel Bandeira, Anita Malfatti e o Teatro Municipal”, menciona Carmo Malacrida.

Conhecedora que ensina arte

Carmo salienta que conhecendo os conceitos e propósitos da Semana é possível compreender a trajetória da arte no Brasil e a arte atual. Ela conta que para a atividade foi realizado um atelier de imersão sobre a Semana no dia 1º, onde viram a contextualização histórica no início do século 20 no Brasil e Europa, e as mudanças de hábitos e de vida com a modernidade. 
“E também o porquê da luta dos artistas e intelectuais paulistas para a atualização da nossa arte e sua poética, que estava muito atrasada em relação à Europa, que era de onde vinham nossas referências naquela época”, explica a diretora do Spart Cultural. 
Sobre a escolha dos desenhos, ela cita que foi realizada através de uma proposta estruturante na qual foram apresentados às crianças artistas, poetas e escritores que mais se destacaram, além do local onde foi realizada, no Teatro Municipal.
“O movimento lutou por uma arte que representasse o Brasil e seu povo, que tivesse brasilidade e que não fosse cópia de uma cultura que não nos pertencia, e a partir da Semana, que cumpriu os seus propósitos, nossa arte nunca mais foi a mesma”, finaliza Carmo Malacrida.

Cedidas

Semana da Arte Moderna ocorreu no Teatro Municipal de São Paulo


Mario de Andrade foi um dos principais nomes do movimento


Poeta e escritor Oswald de Andrade teve importante participação na Semana


Pintor Di Cavalcanti e os escritores Oswald e Mario de Andrade organizaram a Semana no Teatro Municipal de São Paulo


Poema "Os Sapos", do escritor Manuel Bandeira, causou muita indignação quando foi declamado na Semana


Pintora Anita Malfatti foi a grande representante das artes visuais da Semana

Publicidade

Veja também