Semana do Índio segue até sexta no Cemaarq

VARIEDADES - Oslaine Silva

Data 14/04/2016
Horário 08:44
Segue até sexta-feira as comemorações da Semana do Índio no Cemaarq (Centro de Museologia Antropologia e Arqueologia), da FCT/Unesp (Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista).  Escolas públicas e particulares de ensinos infantil, fundamental e médio de Presidente Prudente podem aproveitar a data para levar seus alunos para que tenham uma atividade extraclasse que, além de interessante, é importante para o enriquecimento do conhecimento.

Jornal O Imparcial Na Semana do Índio, crianças se divertem com cocares que ganham

Para a manhã desta quinta estão agendadas visitas de 48 alunos da escola Nove de Julho, de Dracena e à tarde 80, da Professor Placidio Braga Nogueira. Amanhã será a vez de 28 estudantes da Emeif (Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental) Nelson Cirilo de Souza, de Caiabu e 28 do Colégio Cotiguara.

De acordo com Nikele Maiara Milani, assistente de suporte acadêmico do centro, desde o início da semana, vários estudantes têm deixado o museu mais alegre. Abrindo as atividades, na segunda-feira a unidade recebeu 40 alunos do Colégio São Paulo, de Dracena. Na terça, mais três escolas visitaram o local: pela manhã foi a vez de 98 alunos da dracenense Nove de Julho, à tarde 45 de Flora Rica, e 32 do Cotiguara. Ontem de manhã mais 45 outros estudantes de Flora Rica e depois da Nove de Julho apreciaram o centro.

"É muito gostoso recebê-los. Os pequeninos adoram quando recebem o cocar! Nosso objetivo é gerar reflexão sobre a cultura e história dos povos indígenas e apresentar ao público em geral a riqueza do que produziam e as influências do nosso cotidiano na vida deles", expõe a assistente.

 

Sempre à disposição


Vale lembrar que o museu está sempre de portas abertas para receber toda a comunidade para apreciarem as exposições fixas do espaço como a de paleontologia e arqueologia pré-histórica composta de materiais indígenas (resultado de pesquisas da equipe do Cemaarq), réplicas de peças de cerâmica Marajoara (400/1400 dC), provenientes da região amazônica e vasos da cerâmica de Santarém, mais ou menos do mesmo período; peças confeccionadas por índios contemporâneos, que mostram tanto a riqueza do artesanato tradicional indígena como as consequências que eles vêm sofrendo com a influência da sociedade envolvente.

Todo material é parte do acervo do Cemaarq e do Ceimam (Centro de Estudos Indígenas Miguel A. Menendez) do Campus de Araraquara.

 

Serviço

AOS INTERESSADOS
Agendamentos de visitas podem ser feitos com Adriana Yumi Nagae, Staepe (Seção Técnica de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão), Unesp, campus de Presidente Prudente. O telefone para mais informações é o 3229-5327 / 5428 / 5840.

                                                   
                
Publicidade

Veja também