Semana do Rim: Carim realiza ações de conscientização sobre doença renal crônica

No dia 7, haverá live com o nefrologista Gustavo Navarro Betônico; já no dia 10, quem passar pelo Calçadão poderá fazer testes de glicemia e creatinina

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 03/03/2022
Horário 14:14
Foto: Carim
Exames simples podem diagnosticar a doença renal precocemente
Exames simples podem diagnosticar a doença renal precocemente

Em alusão à Campanha Mundial do Rim de 2022, a Carim (Associação de Apoio ao Paciente Renal Crônico e Transplantado) de Presidente Prudente preparou uma programação especial para os dias 7 e 10 de março.

Na próxima segunda-feira, a partir das 19h30, o médico nefrologista voluntário da entidade, Gustavo Navarro Betônico, fará uma transmissão ao vivo com o tema da campanha “Educando sobre a doença renal: saúde dos rins para todos”. A live poderá ser acompanhada pela página da instituição no Facebook (www.facebook.com/carimprudente).

O foco será a importância da dosagem de creatinina desde a coleta até o tratamento. “Exames simples, como dosagem de creatinina sérica e de urina, podem diagnosticar a doença renal precocemente, possibilitando controlar e até retardar a progressão da doença, na maioria dos casos”, explica Gustavo.

Ação no Calçadão

Já na quinta-feira, dia 10, das 8h às 11h30, a Carim realiza no Calçadão da Praça Nove de Julho (próximo ao Banco Bradesco) uma ação de prevenção e rastreio da doença renal na população. Com apoio do governo municipal, alunos de cursos de saúde da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), laboratório Exame e Acipp (Associação Comercial e Empresarial de Presidente Prudente), haverá aferição de pressão, avaliação do IMC (índice de massa corporal) e testes de glicemia e creatinina.

Fatores de risco

Conforme a Sociedade Brasileira de Nefrologia, a DRC (doença renal crônica) se caracteriza pela lesão nos rins mantida por três meses ou mais. Por não apresentar sintomas em estágio inicial, torna-se fundamental conhecer suas causas e fatores de risco (como a hipertensão arterial e diabetes mellitus) e quais exames podem ser usados para o rastreamento. Segundo dados, um em cada 10 pessoas adultas no mundo são afetadas pela DRC, cujas taxas são crescentes de acometimento na população.

Os principais fatores de risco são: hipertensão arterial; diabetes mellitus; histórico de doença renal ou cardiovascular; idade; obesidade; tabagismo; uso frequente de medicamentos (nefrotóxicos); e genética.

Publicidade

Veja também