Semana Nacional da Vida

Diocese Informa

COLUNA - Diocese Informa

Data 09/10/2022
Horário 04:45

De 1º a 7 de outubro deste ano de 2022, realiza-se a Semana Nacional da Vida, refletindo sobre o tema, “toda violação da dignidade humana ofende a Deus”. Os dois momentos celebrativos estão interligados e complementares, porque a família é a grande defensora da dignidade e da vida da pessoa humana. Falar de família e vida é tocar em temas fundamentais, como amor, vocação e projeto de santidade, porque a vida é dom de Deus, vida que deve ser defendida por todo ser humano na plenitude de sua dignidade. É uma postura de compromisso corroborada com o Dia do Nascituro, celebrado sempre no dia 8 de outubro. Neste ano refletindo sobre as ofensas a Deus quando ofendemos o nascituro. Nascituro é todo ser humano concebido, que ainda não nasceu, mas projetado para nascer. Normalmente acontece dentro do contexto familiar, no aconchego da mãe e do pai, fruto de um amor querido por Deus.  Aqui está a importância da Semana da Família, da fraternidade familiar, espaço propício para acolher aquele que vem do útero materno e é educado nas dimensões ideais da vida. A vida familiar é a experiência de viver o “nós”, superando o individualismo reinante, onde o viver o “eu”, quase sempre egoísta, ultrapassa toda capacidade de uma convivência fraterna e solidificada no amor. Isto deve ser experiência de comunidade solidária, de comunhão, participação e missão. Experiência de Igreja doméstica, comprometida com o bem e a dignidade da vida de todos. A família é chamada para ser, no dizer do papa São João Paulo II, ”constitutivamente santuário da vida”, verdadeira defensora da inviolabilidade da vida humana. A defesa se dá desde a concepção no seio materno até chegar à morte natural, inclusive valorizando o nascituro dentro de sua dignidade e direito de nascer e vive como todos os outros. Ninguém tem direito de ceifar uma vida humana. Seguidora dos princípios da Palavra de Deus, a Igreja tem o irrenunciável dever de lutar pela vida, principalmente humana, em todos os sentidos. Nunca vai abrir mão desse compromisso, porque seria trair sua vocação e missão no mundo. Ao lado da vida humana está também toda a natureza criada, que precisa ser protegida para dar condição e espaço para a existência da pessoa humana. (Autor: Dom Paulo Mendes Peixoto
Arcebispo de Uberaba (MG). (Fonte: https://www.cnbb.org.br).

MINI SERMÃO:
28º Domingo do Tempo Comum (Lc 17,11-19)

Dez imploraram a Jesus. Nove ficaram ocupados com o ritualismo. Um se ocupou com Jesus. Nove não escutaram nada de Jesus. Um escutou da boca do Salvador: "Levanta-te e vai! Tua fé te salvou". Nove ocuparam-se com nada e deram as costas para Jesus. Um se ocupou com Jesus e ficou prostrado aos pés do mestre. Nove ingratos. Um grato. Dez curados. Um curado e salvo!  (Autor: Padre Rafael Moreira Campos).

AGENDA PAROQUIAL: Paróquia Nossa Senhora de Fátima - Presidente Venceslau
- Missas -
Sábado: às 18h - Capela Nossa Senhora Aparecida e às 19h30 - Igreja Matriz;     
Domingo: às 7h - Capela São Judas Tadeu, às 8h30 - Capela Nosso Senhor do Bonfim, às 10h - Igreja Matriz, às 17h - Capela Santa Edwiges e às 19h - Igreja Matriz

MENSAGEM DO PAPA:
O Evangelho deste domingo apresenta Jesus que cura dez leprosos, dos quais só um, samaritano e, portanto, estrangeiro, volta para lhe agradecer (cf. Lc 17, 11-19). A ele o Senhor diz: "Levanta-te e vai. Salvou-te a tua fé" (Lc 17, 19). Esta página evangélica convida-nos a uma dupla reflexão. Antes de tudo faz pensar em duas grandes curas: uma mais superficial, refere-se ao corpo; a outro, mais profunda, toca o íntimo da pessoa, o que a Bíblia chama "coração", e dali irradia-se a toda a existência. A cura completa e radical é a "salvação". A mesma linguagem comum, distinguindo entre "saúde" e "salvação", ajuda-nos a compreender que a salvação é muito mais que a saúde: de facto, é uma vida nova, plena, definitiva. Além disso, aqui Jesus, como noutras ocasiões, pronuncia a expressão: "Salvou-te a tua fé". É a fé que salva o homem, restabelecendo-o na sua relação profunda com Deus, consigo mesmo e com os outros; e a fé expressa-se no reconhecimento. Quem, como o samaritano curado, sabe agradecer, demonstra que não considera tudo como um direito, mas como um dom que, também quando chega através dos homens ou da natureza, provém ultimamente de Deus. Portanto a fé exige que o homem se abra à graça do Senhor; reconheça que tudo é dom, tudo é graça. Que tesouro se esconde numa pequena palavra: "obrigado!". (Fonte: www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/angelus/2007).

Padre Rafael Moreira Campos
Adm. Paroquial Paróquia Nossa Senhora de Fátima – Pres. Venceslau/SP
"Ouse ser o melhor. Ame!"
Instagram @eu_rafaelmoreira
Facebook www.facebook.com/rafaelmoreiracampos
Informações: Cúria Diocesana (18) 3918-5000

Publicidade

Veja também