Semana Santa aquece venda de peixes em PP

Conforme comerciantes do segmento, houve um aumento de até 10% nos preços do alimento em relação ao ano passado

PRUDENTE - Gabriela Leal

Data 31/03/2015
Horário 09:18
 

Na Semana Santa cresce a procura por peixes nos supermercados e peixarias. Em Presidente Prudente, a demanda faz com que os estabelecimentos tenham que expandir também o número de expositores para armazenar um volume maior de peixes. Quanto aos preços, houve um aumento de até 10% em relação a 2014.

De acordo com o gerente do supermercado Avenida, Joelson Donietti, a procura por peixes aumenta em relação aos dias normais. Em comparação ao passado, a expectativa é que haja um acréscimo de até 15% nas vendas. "Na Semana Santa é comum a procura do alimento", diz. Segundo ele, a Páscoa representa mais da metade da venda anual do produto. Os sete dias que antecedem o Domingo de Páscoa são os de maior venda. Outros pescados, como a tilápia, salmão, corvina, merluza, filé de peixe, linguado e frutos do mar estão entre os itens mais procurados no período.

Segundo a diretora do Walmart, Cláudia Silva e Silva, a rede projeta um crescimento de 7% nas vendas de bacalhau seco salgado, um dos peixes mais procurados nesta época. "Nós procuramos atender todos os gostos, com muita variedade", acrescenta. Todo ano, segundo ela, há um aumento de até 10% no preço comercializado pelos fornecedores, e neste ano não fugiu à regra. A majoração acaba sendo repassada aos consumidores, que estão pagando cerca de 10% a mais do que pagaram no ano passado.

O gerente do supermercado Estrela, Jair Souza, por sua vez, afirma que "só há o acréscimo no preço dos produtos quando o fornecedor aumenta o valor".

A aposentada Alverina de Moura Magosso, 68, procura não comer carne vermelha na quarta e na sexta-feira durante o período da quaresma, e apesar do aumento no preço não deixa de comprar peixe. "Teve uma alta, mas não deixamos de consumir neste período", afirma.

O proprietário da Peixaria Navio, Maciel Siqueira, afirma que "na quarta e sexta-feira o movimento aumenta em média 20%". O bacalhau é o peixe preferido dos consumidores, o que o torna o mais vendido. Para o motorista, Antônio Jair Medeiros, 36, quando se fala em Semana Santa é natural que venha à mente o bacalhau. "Apesar do preço, é inevitável ter o alimento na mesa nessa época do ano", comenta. 
Publicidade

Veja também