Semana Santa fomenta venda de peixe em estabelecimentos de PP

Comércios do segmento esperam crescimento de até 50% com o fim da Quaresma; produtos mais buscados pelos consumidores vão desde a sardinha até o clássico bacalhau

PRUDENTE - ANDRÉ ESTEVES

Data 12/04/2017
Horário 08:57
 

A semana que marca o fim da Quaresma é também o período de maior procura nas peixarias de Presidente Prudente. Até sexta-feira, os proprietários e gerentes dos estabelecimentos estimam um crescimento nas vendas de até 50% em comparação com as semanas normais. Desde segunda, os locais já registraram alta na movimentação e, como manda a tradição, o pescado da época começou a ser buscado: o bacalhau.

Segundo dados da Apas (Associação Paulista de Supermercados), só em março deste ano, a procura por pescados em geral cresceu 3,19% em relação ao período anterior. No entanto, para o bacalhau houve queda de 1,58% no comparativo.

Jornal O Imparcial Além do caráter religioso, semana favorece economia local; sardinha, bacalhau, abadejo, tilápia e merluza são preferências

A Navio Peixaria é um destes locais onde a venda deve duplicar até o fim da semana, conforme aponta a proprietária Magda Ivelise Barros Siqueira. Embora os consumidores temam o aumento do preço nestes últimos dias do período quaresmal, ela afirma que os valores se mantêm dentro da normalidade. O pescado favorito da sua clientela é o bacalhau "demolhado", isto é, sem excesso de sal, preparado pelo próprio estabelecimento. No entanto, também são bastante comercializados o pintado em postas para molhos, o abadejo, a tilápia e a merluza.

No Supermercado Estrela da Cohab, o gerente Vicente José Riquete expõe que, apesar da "venda calma" nas últimas semanas, a expectativa é de aumento nos próximos dias. Ele espera elevação de pelo menos 20% em relação às semanas comuns e de 5% a 7% em comparação com a Semana Santa do ano passado. Além do bacalhau, um produto que costuma ser bastante levado pelos compradores é a sardinha. "Como somos a menor unidade dos Supermercados Estrelas aqui em Prudente, nosso estoque é mais reduzido, mas, em suma, esperamos um bom movimento até sexta-feira", completa.

Já o gerente do Super Muffato Max, Laércio Gasques, destaca que a unidade registra, na Semana Santa, venda dez vezes maior do que em uma semana normal, fora da Quaresma, e que todos os seus pescados mantêm preços estáveis, com exceção do bacalhau, que obteve uma queda de, em média, 30%. O lojista adianta que o estabelecimento possui "ampla variedade" de pescados à disposição dos consumidores, desde os mais populares, como a sardinha – em virtude de seu preço acessível – e o filé de tilápia, até os mais sofisticados, tais como o abadejo, o salmão e o bacalhau do porto. "Há também o bacalhau dessalgado, cuja venda vem crescendo por conta da praticidade no tempero", ressalta.

Laércio ainda menciona uma linha de peixes vinda da Amazônia, como o pintado e o tambaqui, "muito bem recebida pelos consumidores", além dos peixes inteiros como corvina, pacu e corimba. "Outro item muito procurado é o camarão", pontua.

A fisioterapeuta Juliana Collet, 37 anos, iniciou a semana abastecendo a sua geladeira. Ela conta que, apesar da sazonalidade, o peixe já faz parte do seu cardápio em semanas normais. Para os próximos dias, escolheu o filé de tilápia. "Na Sexta-Feira Santa, como vou comer fora, o bacalhau fica por conta da minha sogra", brinca. A cirurgiã dentista, Vânia Lúcia Costa Nelli, 55 anos, por sua vez, já garantiu o bacalhau, mas argumenta ter notado aumento no preço. "De qualquer forma, a gente busca manter a tradição", enfatiza.

 
Publicidade

Veja também