Semana Santa inicia hoje com o Domingo de Ramos

Após dois anos de pandemia, paróquias podem celebrar a “entrada triunfal de Jesus em Jerusalém” com fiéis presentes nas missas e nas vias sacras de bênção dos ramos

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 10/04/2022
Horário 05:04
Foto: Pascom Maristela
Crianças terão missa especial às 10h30 no Domingo de Páscoa, na Maristela
Crianças terão missa especial às 10h30 no Domingo de Páscoa, na Maristela

Este 10 de abril de 2022 será marcante para os fiéis católicos de Presidente Prudente, pois é o primeiro Domingo de Ramos, que dá início a Semana Santa, após a triste pandemia da Covid-19, em que poderão ir às ruas receber o Senhor Jesus Cristo em sua entrada triunfal na cidade como Ele fez ao adentrar Jerusalém montado em um jumentinho! De hoje ao próximo domingo, cada paróquia na cidade prepara a sua programação para que todos possam se lembrar e reviver tudo que Cristo passou e fez por cada um de nós! Desde a entrada triunfal do Senhor, o Tríduo Pascal com a celebração do "Lava-pés", a instituição da Eucaristia, a Paixão, morte e a ressurreição de Cristo Jesus! 
No ano passado e no anterior, por conta dos cuidados rigorosos necessários, as paróquias precisaram improvisar com celebrações online e a bênção dos ramos, drive-thru.
Padre Rodrigo Gomes de Moreno, pároco da Nossa Senhora do Carmo, mais conhecida como Maristela, explica que quando Jesus adentrou em Jerusalém, ali estava uma multidão feliz o agradecendo por seus milagres, por sua vinda. Eles louvavam e exaltavam e, simultaneamente, abanavam ramos de oliveira e batiam fortes palmas. E como diríamos hoje, em “alto e bom som” cantavam “Hosana”, ou seja, “Vivas ao Rei”. 
“O povo acreditava que Jesus era o sucessor de Davi, o rei que eles consideravam como o melhor de Israel. Eles acreditavam que Jesus era Aquele que estaria novamente do lado do povo, e seria Ele quem conduziria para o bem a história do povo de Israel. Após vivenciarmos este período de preparação à ressurreição, o tempo quaresmal, adentramos este mês para vivenciarmos a semana maior da nossa fé e proclamarmos juntos que Jesus vive, reina e é Ele que realmente demonstra todo esse sentimento de alegria. Jesus ressuscitou, aleluia, aleluia!”, exclama padre Rodrigo.
A partir deste dia de hoje, a Igreja Católica Apostólica Romana recorda os últimos dias do Filho de Deus na Terra, como homem de carne e osso. Dias estes marcados na história do mundo que não podem ser esquecidos pela humanidade.

PROGRAMAÇÃO MARISTELA

DOMINGO DE RAMOS
10h – Bênção dos Ramos na praça, seguida de breve procissão no entorno da igreja, onde se dará continuidade à missa
15h - missa (bênção dos ramos)
17h - missa (bênção dos ramos)
19h30 - missa (bênção dos ramos)

SEGUNDA-FEIRA SANTA (11)
7h15 – missa
19h30 – missa (celebração penitencial – refletindo sobre as nossas fragilidades e também trazendo a experiência das sete dores de Nossa Senhora)

TERÇA-FEIRA SANTA (12)
7h15 – missa
19h30 – missa (procissão de encontro onde os homens saem para um lado com a imagem de Nosso Senhor dos Passos e as mulheres para outro com a imagem de Nossa Senhora das Dores - Reflexão sobre as sete palavras de Jesus na cruz)

QUARTA-FEIRA SANTA (13)
7h15 – missa
19h30 – Celebração da Palavra
20h – Grupo de Oração Especial

QUINTA-FEIRA SANTA (14)
19h30 –Missa única - do Lava pés, de instituição da Eucaristia
*A partir das 21h até às 18h da sexta terá vigília junto ao Santíssimo Sacramento com escala entre as pastorais

SEXTA-FEIRA SANTA (15)
18h - Celebração da Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo
19h30 – Encenação da Paixão de Cristo na praça da paróquia
•    Cada um leve sua cruz de casa para adoração

SÁBADO SANTO (16)
19h30 – Vigília Pascal (principal celebração litúrgica da igreja)
•    Levar suas velas e água

DOMINGO DE PÁSCOA (17)
10h30 – Missa de Páscoa especial com as crianças
11h30 – Batismos 
15h – Missa de Páscoa
17h - Missa de Páscoa
19h30 - Missa de Páscoa

Roberto Mancuzo

Fiéis católicos poderão novamente rememorar a entrada triunfal do Senhor Jesus em Jerusalém


 

Publicidade

Veja também