Semana Santa: os últimos momentos da vida de Cristo, da morte à ressurreição!

Padre Rodrigo lembra que cada dia a igreja celebra uma atividade específica, onde as paróquias têm livre arbítrio para desenvolver, sobretudo, tradições populares

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 03/04/2023
Horário 22:39
Foto: Sinomar Calmona 
Fiéis da Nossa Senhora Mãe da Igreja na celebração do Domingo de Ramos
Fiéis da Nossa Senhora Mãe da Igreja na celebração do Domingo de Ramos

A Semana Santa celebra os últimos acontecimentos da vida de Cristo Jesus, da morte à ressurreição! Com o Domingo de Ramos, tem início a Semana Santa com a entrada de Jesus em Jerusalém. Segundo padre Rodrigo Gomes de Moreno, ainda pároco do Santuário Nossa Senhora Mãe da Igreja, “é o momento final da sua estada física no meio de nós! Ele já sabia tudo aquilo que iria acontecer. Então ele adentra naquele domingo festivo e é aclamado pelas pessoas”.
Padre Rodrigo destaca que na celebração do Domingo de Ramos, existem dois momentos: esse momento festivo, aclamativo, onde as pessoas vão acolhê-lo como o filho de Davi, aquele que iria reinar sobre Israel. Porém, estavam esperando por um rei apoteótico, com vestes esplendorosas vindo numa carruagem com coroa de ouro, coisa que não existiu. Jesus vem na sua simplicidade, montado num burrinho, com roupas surradas e isso fez com que as pessoas já se desapontassem. 
Ele lembra que essas mesmas pessoas que o aclamaram foram aquelas que, posteriormente, diante de Pôncio Pilatos, mandaram que o crucificassem. “Então, o Domingo de Ramos apresenta essa dualidade de acolher Cristo e muitas vezes também o negar através das nossas fragilidades humanas, dos nossos pecados. Essa semana maior realmente faz com que a gente tenha esse caminhar com Cristo em seus últimos dias, fisicamente, aqui dentro da nossa terra!”, exclama o sacerdote.

Dias da Semana Santa

Padre Rodrigo frisa que é sempre bom lembrar que a cada dia desta Semana Santa a igreja celebra uma atividade específica onde as paróquias têm livre arbítrio para desenvolver, sobretudo, tradições populares.
“E a partir da Quinta-Feira aí temos atividades comuns, em que todas as paróquias realizam o Tríduo Pascal. Mas antes, ele convida a todos rememorar cada dia da semana. Hoje, em Presidente Prudente, teve a Via Sacra, no Santuário Morada de Deus, no campus 3 da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista) e algumas paróquias, como na Maristela, que realizaram a Procissão de Encontro. 
Nesta Terça-feira Santa, é realizada na paróquia uma celebração penitencial. Na Quarta-feira Santa, todos os padres estarão presentes na Catedral São Sebastião, na missa de Bênção dos Santos Óleos, que são utilizados nos Sacramentos: no Batismo, dos Enfermos e o óleo do Crisma que também é utilizado na ordenação dos sacerdotes. 
Na Quinta-Feira Santa, como ele disse, começa o Tríduo Pascal em todas as paróquias, com a Missa do Lava-Pés, a instituição da Eucaristia. E após essa celebração iniciamos a vigília de hora em hora até a celebração da Paixão de Cristo na Sexta-feira Santa. A maior parte das paróquias celebra às 15h. Aqui na Maristela por motivos pastorais optamos por fazer um pouquinho mais tarde, até para facilitar a participação das pessoas, às 18h”, menciona padre Rodrigo 
Na sexta-Feira Santa, a Maristela, assim como outras paróquias, realiza a encenação da Paixão de Cristo. No Sábado Santo, Sábado de Aleluia, tem a celebração da Vigília Pascal. E no domingo, é a ressurreição, dia de festa! “Jesus vence a morte e nos dá de presente a vida eterna! Todos nós podemos vivenciar a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus de uma forma muito próxima fazendo com que nossa fé também seja renovada.

PROGRAMAÇÃO MARISTELA (matriz)

Terça-Feira Santa
7h15 - missa
19h30 – Missa - celebração Penitencial (reflexão sobre as sete dores de Nossa Senhora)

Quarta-Feira Santa
7h15 – missa
19h30 – Celebração da Palavra
20h – Grupo de Oração Especial

Quinta-Feira Santa
19h30 – Missa da Ceia do Senhor (Lava-Pés) – após vigília junto ao Santíssimo Sacramento (seguindo escaladas pastorais)

Sexta-Feira Santa
18h – Celebração da Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo
19h30 – Encenação da Paixão e Cristo na praça da Maristela

Sábado Santo
19h30 – Vigília Pascal

Domingo de Páscoa
8h – Batismo na matriz
10h30 – Missa de Páscoa com as crianças
15h – Missa de Páscoa
17h – Missa de Páscoa
19h30 – Missa de Páscoa

Foto: Mariana Galvão / Pascom Maristela

Padre Rodrigo diz que é o momento final da sua estada física no meio de nós

Publicidade

Veja também