Semea realiza atividades de conscientização

Prefeitura e parceiros promovem durante toda a semana atividades alusivas ao Dia Mundial da Água, lembrado no sábado

PRUDENTE - Stephanie Fonseca

Data 18/03/2014
Horário 10:00
 

Alusivo ao Dia Mundial da Água, lembrado no dia 22, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semea) de Presidente Prudente, em parceria com escolas municipais, Transporte Coletivo de Presidente Prudente (TCPP), Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), Companhia de Desenvolvimento Agrícola do Estado de São Paulo (Codasp) e integrantes da melhor idade da Praça da Juventude Lucas Nalini Paschoalin, localizada na Cohab, realiza durante a semana diversas atividades relacionadas ao tema. Na manhã de ontem, a programação teve inicio na Escola Municipal Professor Ocyr Azevedo, na qual 29 alunos, matriculados no 5º ano do ensino fundamental, participaram de uma palestra com temáticas variadas sobre a água.

Jornal O Imparcial Alunos participaram de palestra com representante da Semea

A iniciativa "desperta a conscientização da preservação nas crianças e o que elas aprendem é expandido para o meio de convívio diário", diz a coordenadora pedagógica da instituição, Maria Aparecida Ferreira da Rocha, 56 anos. De acordo com a palestrante e diretora de Fiscalização Ambiental e Infraestrutura Urbana da Semea, Thais Fernanda Silva, nesta idade, "a criança está em formação de conceitos e repassa aos pais o que é aprendido". "A gente educa os filhos e os filhos educam os pais", comenta a diretora.

Na oportunidade, a palestra abordará com os estudantes temáticas diversas a respeito da água. Silva conta que será apresentada às crianças a importância da água, medidas sustentáveis, como economizar a água, o ciclo, o consumo de forma consciente, como é feita a distribuição, como a água beneficia o corpo humano, a importância da mata ciliar, para onde vai a água que vem da chuva, poluição com lixo, esgoto e agrotóxico, entre outros temas. "Com todo o conteúdo, o aluno terá uma visão ampla sobre a importância da água", afirma a palestrante.

 

Visão dos pequenos

Já visto em sala de aula, o tema água é considerado essencial pelas alunas da Escola Municipal Professor Ocyr Azevedo. Como é o caso da estudante Kemelly Cristina de Oliveira, 10 anos. "Temos que aprender a economizar, porque temos pouca água para muita gente, e se a gente não cuidar, vamos ficar sem este bem tão precioso". A também aluna Maria Heloisa Silva, 10 anos, completa que "a água está acabando". "Se a gente não economizar, vamos ficar sem água". "Por isso, quando escovar os dentes, deixe a torneira desligada", aconselha.

 

Programação

Hoje, a partir das 9h, os alunos da Escola Municipal Professor Ocyr Azevedo visitarão a estação de captação de água Rio Santo Anastácio, próximo à Represa Cica. Amanhã será a vez de 30 alunos, também do 5º ano, da Escola Municipal Professor Ivo Garrido, a visitarem a estação. Na quinta-feira, os estudantes da Escola Municipal Professor Ivo Garrido conhecerão o simulador de chuvas na Codasp. Já na sexta-feira haverá o plantio de mudas e caminhada, no fundo de vale nas imediações do Horto Florestal, no Jardim Jequitibás, com 60 alunos da Escola Municipal Professor Ivo Garrido, 29 crianças da Escola Municipal Professor Ocyr Azevedo e integrantes da terceira idade da Praça da Juventude da Cohab. No mesmo dia, a partir das 13h30, será a vez de 80 alunos das escolas municipais Odete Duarte da Costa e Juraci Menezes Peralta, do Programa Cidadescola e assistidos pelo Projeto Talento Olímpico participarem. No sábado haverá a distribuição de ecobags, realizada pela Sabesp, durante o Programa Sua Vida Melhor Ainda, no Parque Alexandrina, a partir das 9h.
Publicidade

Veja também