Semepp/Aquarela soma 427 pontos e conquista título do Regional

“Foi surpreendente a técnica que ela apresentou, com tão pouco tempo praticando o esporte. Tenho certeza que a Cíntia vai ser uma das promessas da nova geração regional do caratê", frisa.

Esportes - Rogério Lopes

Data 05/08/2014
Horário 08:51
 

Somando 427 pontos na classificação geral, a equipe Semepp/Projeto Aquarela garantiu a primeira colocação no Campeonato Regional de Caratê. Cerca de 600 atletas, das regiões de Araçatuba, Ourinhos e Presidente Prudente, participaram em uma das 177 categorias distribuídas no katá (luta imaginária) e kumitê (combate). O evento, que foi disputado sábado, no ginásio de esportes da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), serviu como etapa classificatória para o Campeonato Paulista de 2015.

Para o técnico da equipe prudentina Renato Franco, o resultado trouxe muita alegria e satisfação para todos os participantes. Ele conta que, para a competição, levou 30 alunos iniciantes, para ter os primeiros contatos em campeonatos. "Foi surpreendente, pois a maioria dos nossos atletas nunca tinha participado de um evento deste porte. Resolvemos levar os iniciantes, justamente para proporcionar essa experiência, em disputar lutas com caratecas de outras equipes", conta.

Dentre os integrantes da Semepp/Aquarela, Franco destaca a lutadora Cíntia Cristina Alves da Silva, 11, que com apenas dois meses de treino, conquistou a segunda colocação no kumitê, na categoria 10 e 11 anos. "Foi surpreendente a técnica que ela apresentou, com tão pouco tempo praticando o esporte. Tenho certeza que a Cíntia vai ser uma das promessas da nova geração regional do caratê", frisa.

O técnico lembra que o trabalho de renovação do elenco prudentino tem sido positivo graças aos esforços do Projeto Aquarela, da SAS (Secretaria Municipal de Assistência Social), que tem incentivado a prática esportiva entre as crianças e adolescentes. "Prudente sempre foi referencia nacional no caratê, e isto deve ser perpetuado com esta nova ‘safra’ de atletas", finaliza.

 

Expectativas superadas


De acordo com Paulo José Villalva Martins, organizador do evento e delegado regional da FPK (Federação Paulista de Karatê), o evento superou as expectativas. Ele diz que todos os presentes, atletas, organizadores, professores e público geral saíram satisfeitos com o campeonato.

"Conseguimos montar uma estrutura muito boa para receber os 600 caratecas e os demais participantes. A federação consegue sempre oferecer um bom suporte durante as competições", avalia. Outro item destacado pelo delegado foi o nível dos competidores. "Percebemos a qualidade dos atletas durante as lutas. Mesmo os iniciantes apresentaram combates consistentes e fortes", finaliza. Os quatro finalistas de cada categoria, além de receberem medalhas, garantiram vaga para as finais do Campeonato Paulista de 2015.

 

 

SAIBA MAIS

INCENTIVADORES

Além da Semepp (Secretaria Municipal de Esportes), o caratê de Prudente conta com o apoio do Projeto Aquarela, através da SAS (Secretaria Municipal de Assistência Social), Colégio Criarte, Ipanema Materiais de Construção, da vereadora Elza Alves Pereira e Pereira, Elza do Gás (PTB), e de Juliano Borges, coordenador municipal da Juventude.
Publicidade

Veja também