Na última quinta-feira (22), foi realizado o “1º Seminário de Turismo Rural e Religioso de Santo Expedito: O caminho para o desenvolvimento econômico regional”, numa parceria entre Sebrae-SP (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), Prefeitura do município e Sindicato Rural de Presidente Prudente. O evento, que aconteceu no Centro de Eventos João Lopes de Oliveira, reuniu produtores rurais e empreendedores da região. Foram 120 participantes.
O seminário contou com palestras relevantes sobre o turismo rural como vetor de desenvolvimento sustentável, fortalecendo a economia local e regional. O objetivo do encontro foi compartilhar boas práticas e experiências de sucesso de outras regiões que podem ser adaptadas para a realidade de Santo Expedito.
O evento também recebeu a visita da diretora executiva da Amistesp (Associação das Prefeituras dos Municípios de Interesse Turístico do Estado de São Paulo), a qual Santo Expedito faz parte, Waldirene Ricanelo, que conheceu os avanços e resultados das ações no setor turístico local.
Acompanhada pelo prefeito de Santo Expedito, Nenê Betio (PSD), pelas equipes do Departamento de Turismo e Cultura e Pastoral da Comunicação, a diretora executiva da Amitesp visitou o Santuário Diocesano de Santo Expedito e conheceu o projeto de turismo rural, que completou um ano desde sua estruturação. Segundo a Prefeitura, Waldirene ficou empolgada com o trabalho desenvolvido e colocou a entidade à disposição para apoiar futuras iniciativas, inclusive de impulsionar a campanha de comunicação turística que será lançada em breve.
Ainda de acordo com a Prefeitura, essa ação reforça o posicionamento do município como um destino que transforma quem passa pela cidade - seja pela fé, pelas histórias ou pela simplicidade do interior.
Além da Amitesp, o evento contou ainda com a parceria do Santuário Diocesano de Santo Expedito, Cati (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral) e Fundação Itesp (Instituto de Terras do Estado de São Paulo).