Seminário lança mostra fotográfica itinerante

Nossa Senhora Mãe da Igreja inicia exposição “Imagens de uma Vocação", para comemorar os 50 anos da instituição de formação

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 11/02/2016
Horário 08:32
 

O Seminário Diocesano Nossa Senhora Mãe da Igreja de Presidente Prudente, inicia neste sábado, 13 de fevereiro, às 10h, a exposição fotográfica itinerante "Imagens de uma Vocação", para comemorar os 50 anos da instituição de formação religiosa. Ou seja, é uma das atividades da programação comemorativa do Jubileu de Ouro da casa. Mais de 15 espaços públicos e privados da cidade e região receberão as 35 imagens que fazem parte do arquivo permanente do seminário, começando pelo Prudenshopping. A visitação é gratuita.

O objetivo da mostra é manter viva a memória da população em geral, de modo particular dos fiéis diocesanos, e retratar os principais momentos históricos que marcaram a trajetória deste espaço vocacional.

Além do Prudenshopping, que abre o roteiro itinerante da exposição, outros espaços em Prudente, entre clubes, centros culturais e comerciais, hospitais e instituições de ensino médio e superior e as paróquias da Diocese receberão esse presente.

O último local será o Centro Cultural Matarazzo, que ficará com a mostra até o dia 5 de junho. No local também ocorrerá o lançamento de um videodocumentário histórico do Seminário, atualmente em produção na Facopp (Faculdade de Comunicação de Presidente Prudente), da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista).

Os visitantes da exposição fotográfica poderão ter acesso a imagens que remetem aos momentos de oração, estudo, trabalho e lazer vividos nas últimas cinco décadas. "São personagens e a própria vida do Seminário Diocesano Nossa Senhora Mãe da Igreja que estavam adormecidos no arquivo interno e agora são revelados à comunidade", expõe padre Éverton Aparecido Silva, coordenador das atividades do Jubileu de Ouro.

 

Atividades diversas


Há um detalhe importante, porém, no trabalho de constituição da exposição fotográfica. "Tivemos o cuidado de reunir cenas de atividades diversas, justamente para apresentar uma face do seminário diferente do aspecto religioso", explica a jornalista e professora da Faculdade de Comunicação Social de Presidente Prudente, Thaisa Sallum Bacco, que junto com o também jornalista e professor Roberto Mancuzo Júnior são curadores do trabalho.

Segundo a professora, o seminário é uma instituição importante na história do município, no entanto, conhecida de maneira muito superficial pela população em geral. "É claro que o papel de formação religiosa é o ponto principal, mas para que os estudantes tenham uma educação séria e consistente são desenvolvidas diversas outras ações", salienta Thaisa.

É neste sentido que o papel da vocação é ressaltado já no nome da exposição. "A palavra vocação tem duplo sentido porque aponta não apenas para os meninos que entram para o seminário no objetivo de entregarem suas vidas a Deus, mas também no aspecto formativo de cidadania dos estudantes", pontua Roberto Mancuzo.

 

História de vocação


O Seminário Diocesano Nossa Senhora Mãe da Igreja de Presidente Prudente foi fundado em 1966 com a finalidade de formação inicial de futuros padres, que depois de concluírem ali os estudos passam a fase final de educação de ensino superior em outras cidades. Atualmente, são 30 alunos que cursam o Ensino Médio e o Propedêutico (estágio preparatório para o ingresso na Faculdade de Filosofia), dois padres formadores, seis funcionários e 53 professores voluntários.

"Este é um detalhe importante do Seminário: todos os professores atuam sem receber salário algum. Desde o início da história da unidade houve uma boa intenção dos profissionais de ensino da cidade para a formação dos jovens e assim a tradição continua até hoje", denota o reitor do seminário, padre Gerisvaldo Silva Viana.

Nestes 50 anos de existência, o Seminário recebeu 1.045 jovens estudantes e formou 92 padres e religiosos. "A maioria dos seminaristas que não chegou ao ministério sacerdotal tornou-se cidadão bem-sucedido no mundo do trabalho e nas relações humanas", afirma o reitor. (Com Assessoria de Imprensa)

 

Serviço

AOS INTERESSADOS


A exposição fotográfica itinerante "Imagens de uma Vocação" será aberta no dia 13 de fevereiro, às 10h, no Prudenshopping, onde permanecerá até o dia 21 de fevereiro. Em seguida, será montada no HR (Hospital Regional) Dr. Domingos Leonardo Cerávolo. A entrada é gratuita.
Publicidade

Veja também