A Seduc (Secretaria Municipal de Educação) de Presidente Prudente, com o apoio do Ciop (Consórcio Intermunicipal do Oeste Paulista), realizou no dia 15 de julho o 3º Seminário para Formação dos Profissionais de Apoio, um evento dedicado ao aprendizado, à troca de experiências e ao reconhecimento destes trabalhadores do ambiente escolar.
O encontro reuniu os profissionais que atuam nas escolas municipais, reforçando o compromisso com a educação inclusiva. A secretária municipal de Educação, Karina Gomes, representou a Seduc, enquanto o Ciop foi representado por Daniele Lopes, responsável técnica pelo contrato de gestão dos profissionais.
"Cuidar de quem cuida" foi um dos pilares do evento, destacando a importância de oferecer suporte e formação continuada para que as escolas sejam espaços cada vez mais acolhedores e preparados para todos os estudantes.
O seminário ainda abordou temas relevantes para o trabalho dos profissionais de apoio, com palestras ministradas por especialistas: "Autismo: mitos e verdades", com Adriana Carvalho, neuropsicopedagoga; "O manejo comportamental no ambiente escolar", com Thalita Martins, Jessica Ferruci Cezar e Ariéli Espírito Santo, psicólogas da equipe multidisciplinar da Seduc; "Desafios na comunicação", com Jennifer Oliveira, fonoaudióloga; e "Autismo x autonomia: a importância de tornar-se independente", com Ana Cristina Belsoni, fisioterapeuta.
"O evento reforçou o propósito da Seduc de promover uma educação mais inclusiva, empática e humana, valorizando não apenas os alunos, mas também os profissionais que os acompanham em sua trajetória escolar", pontua a pasta.