Semob anuncia mudanças na Avenida Paulo Marcondes para reduzir acidentes e melhorar fluidez

Intervenções incluem dois semáforos, fechamento de canteiro central, lombada eletrônica e rotatória; segundo pasta, em 32 meses, via registrou 81 sinistros de trânsito

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 24/09/2025
Horário 17:44
Foto: Iury Greghi/Secom
Faixas de sinalização foram instaladas nesta quarta para alertar condutores
Faixas de sinalização foram instaladas nesta quarta para alertar condutores

A Semob (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Cooperação em Segurança Pública) fará uma série de mudanças na Avenida Paulo Marcondes, em Presidente Prudente, todas, segundo a pasta, "com a finalidade de garantir segurança e fluidez para os que trafegam na via". As faixas de sinalização foram instaladas nesta quarta-feira para alertar os condutores.

Conforme o secretário da pasta, Adauto Bibiano, as duas principais mudanças serão dois novos semáforos, um no cruzamento da Rua Yosiko Akamine (esquina da Nelore de Ouro) e outro na Rua Aristides Pinto Soares (Gygabon).

Essas vias serão utilizadas como retornos, já que toda a extensão do canteiro central será fechada, da altura da Rua Jacinto Angeli até a rotatória da Voltarelli, não sendo mais possível realizar conversões à esquerda.

Também será implantada uma lombada eletrônica com limite de 30 km/h, próximo ao cruzamento com a Rua Timotchenco Whebi, nas proximidades da Escola Municipal Rosy Odette Roriz Brandão, local onde foi registrado um acidente com vítima fatal em 2023.

Na estrutura da avenida, será realizada uma manutenção para retirada de raízes sob o asfalto, o que vai diminuir as ondulações da via, contribuindo para o tráfego de veículos.

Em frente às obras da Casa Afro, nas proximidades da Rua José Choueri, a Semob prevê a implantação de uma rotatória, "dispositivo que vai colaborar com a fluidez no local".

Fluidez ao trânsito

O secretário ressalta que, além da segurança dos motoristas e pedestres, as medidas são necessárias para dar maior fluidez ao trânsito naquela região da cidade, que nos últimos anos recebeu diversos empreendimentos imobiliários, tornando o tráfego intenso.

“Essa avenida recebe cerca de 1,5 mil carros por hora em horários de pico, com mais de 80 acidentes registrados em 32 meses, o que exige a reorganização do fluxo viário nessa área, com a implantação de dispositivos para melhorar a região”, comentou o secretário. 

As mudanças deverão ser implementadas até o fim deste mês, para que já estejam finalizadas no início de outubro. A primeira medida será a implantação dos postes de semáforos, o que deve acontecer nos próximos dias.

O trabalho de retirada das raízes deve ser realizado aos domingos, a fim de não atrapalhar o fluxo da via.

De acordo com dados do Infosiga, do Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito), de 2023 a 2025, em 32 meses, foram registrados 81 sinistros de trânsito na Avenida Paulo Marcondes.

Publicidade

Veja também