Semob conclui instalação de 16 novos temporizadores semafóricos em cruzamentos de PP

Com isso, cidade agora soma 54 aparelhos, implantados desde abril de 2017; tecnologia mostra tempo disponível para realizar a travessia

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 12/11/2020
Horário 16:04
Marcos Sanches/Secom - Mecanismos foram instalados em cruzamentos do município
Marcos Sanches/Secom - Mecanismos foram instalados em cruzamentos do município

A Semob (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana) de Presidente Prudente informa que concluiu hoje a instalação de 16 novos temporizadores semafóricos em quatro importantes cruzamentos da cidade. Segundo a pasta, a cidade conta hoje com 54 aparelhos, instalados desde abril de 2017.

Essas novas unidades foram dispostas entre a Avenida da Saudade x Avenida Joaquim Constantino; Avenida da Saudade x Avenida 11 de Maio x Avenida 14 de Setembro; Avenida Manoel Goulart x Avenida Coronel José Soares Marcondes; e Avenida Celestino Figueiredo x Avenida 14 de Setembro x Avenida 11 de Maio.

"O processo que define os locais onde serão instalados os temporizadores leva em consideração diversos fatores, como solicitações de munícipes, estudos do setor de engenharia e reuniões técnicas com profissionais da área", esclarece a Semob.

Esta tecnologia tem por objetivo evitar possíveis acidentes, uma vez que mostra ao condutor a quantidade exata do tempo disponível para realizar a travessia. Os semáforos comuns, que utilizam somente as cores como instrumento de orientação, não oferecem essa precisão, relata Ádriner Vinícius Sanfelice Rocha, engenheiro da Semob.

Rocha também ressalta que o Contran (Conselho Nacional de Trânsito) não exige esse tipo de mecanismo, porém, há uma lei de 1996 que autoriza a instalação em todo território nacional, cabendo aos órgãos responsáveis verificar os resultados e o comportamento dos condutores locais, pois cada cidade reage de uma maneira.

“Aqui em Prudente, após a instalação das primeiras unidades, percebemos uma conduta positiva em relação aos motoristas. Eles entenderam que, ao se aproximar dos segundos finais, é necessário reduzir a velocidade e frear, evitando assim acidentes. Com os resultados satisfatórios da primeira remessa, decidimos ampliar”, afirma.

Marcos Sanches/Secom - Tecnologia tem por objetivo evitar possíveis acidentes

Marcos Sanches/Secom - Após resultados satisfatórios da primeira remessa, Semob decidiu ampliar número de aparelhos

Publicidade

Veja também