A Semob (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Cooperação em Segurança Pública) informa que tem promovido reuniões presenciais com representantes de bairros para esclarecer dúvidas e colher sugestões sobre o novo sistema de transporte coletivo de Presidente Prudente. A partir de 15 de março, começam a operar as linhas locais, responsáveis por levar os passageiros dos bairros até as estações e terminais, onde será possível fazer a integração com as linhas expressas e seguir até o destino final.
Nesta sexta-feira, o encontro será com representantes do Parque Imperial. Já participaram das conversas lideranças dos bairros Watal Ishibashi, Parque Alexandrina, Morada do Sol, Residencial Daiane, Floresta do Sul, Ameliópolis, Eneida e Montalvão. Alguns vereadores também estiveram presentes nestas reuniões.
Durante os encontros, a equipe técnica apresentou as fases do projeto, horários, itinerários e funcionamento das linhas, além das "melhorias previstas", como "redução do tempo dentro do ônibus, mais frequência do transporte coletivo passando nos bairros e a cobertura do serviço em toda a cidade".
A mudança teve início em 1º de janeiro de 2026 com a implantação das linhas expressas, que prometem mais agilidade nos deslocamentos. Os ônibus que atendem as linhas expressas estão identificados com uma faixa azul no parabrisa e na lateral.
A implementação da segunda etapa atingirá moradores de bairros e regiões como Vida Nova Pacaembu, Itapura, Vila Furquim, Maré Mansa, Distrito Industrial, Aeroporto, Sumaré, Jardim Cambuci, Santa Mônica, Terras de Imoplan, entre outros.
Com o novo modelo, os ônibus passarão a circular dentro dos bairros, levando os usuários até estações e terminais, onde será possível acessar as linhas expressas ou fazer integração com outros itinerários. "O sistema torna o transporte mais rápido e eficiente e amplia a oferta de ônibus em regiões que antes tinham menor cobertura, como o Vida Nova Pacaembu e o Balneário da Amizade, garantindo atendimento em toda a cidade", expõe a Semob.