A Prefeitura de Presidente Prudente, por meio da Semob (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Cooperação em Segurança Pública), iniciou nesta quinta-feira as instalações de dispositivos de trânsito e novas sinalizações na Avenida Paulo Marcondes, medidas que antecedem as mudanças que serão implementadas na via para garantir segurança e fluidez aos usuários.
Conforme o engenheiro da Semob, Ádriner Sanfelici, foram iniciadas as instalações dos postes que receberão os novos semáforos, a revitalização das sinalizações de trânsito, além da inclusão de novas sinalizações.
A equipe técnica da Semea (Secretaria Municipal de Meio Ambiente) esteve no local nesta sexta-feira para analisar quais intervenções precisarão ser realizadas no canteiro central.
De acordo com o biólogo da Semea, Thiago Gazoni, que vistoriou a área, será necessário realizar podas de galhos que possam interferir na visualização dos novos semáforos, além de podas e correções nas raízes das árvores para eliminar as ondulações. Os trabalhos serão efetuados aos fins de semana, quando o fluxo da via é menor, com as primeiras ações agendadas para este domingo.
Ainda conforme o biólogo, caso a correção nas raízes interfira na estabilidade das árvores, será necessária a retirada dos exemplares, pois a instabilidade pode resultar em risco potencial de queda.
Conforme dados do secretário da pasta, Adauto Bibiano, as duas principais mudanças serão dois novos semáforos, um no cruzamento da Rua Yosiko Akamine (esquina da Nelore de Ouro) e outro na Rua Aristides Pinto Soares (Gygabon).
Essas vias serão utilizadas como retornos, já que toda a extensão do canteiro central será fechada, da altura da Rua Jacinto Angeli até a rotatória da Voltarelli, não sendo mais possível realizar conversões à esquerda.
Também será implantada uma lombada eletrônica com limite de 30 km/h, próximo ao cruzamento com a Rua Timotchenko Wehbi, nas proximidades da escola Escola Municipal Rosy Odette Roriz Brandão, local onde foi registrado um acidente com vítima fatal em 2023.
Na estrutura da avenida, será realizada uma manutenção para retirada de raízes sob o asfalto, que vai diminuir as ondulações da via, contribuindo para o tráfego de veículos.
Em frente às obras da Casa Afro, nas proximidades da Rua José Choueri, a Semob prevê a implantação de uma rotatória, dispositivo que vai colaborar com a fluidez no local.
O secretário ressalta que, "além da segurança dos motoristas e pedestres, as medidas são necessárias para dar maior fluidez ao trânsito naquela região da cidade, que nos últimos anos recebeu diversos empreendimentos imobiliários, tornando o tráfego intenso".
“Essa avenida recebe cerca de 1,5 mil carros por hora em horários de pico, com mais de 80 acidentes registrados em 32 meses, o que exige a reorganização do fluxo viário nessa área, com a implantação de dispositivos para melhorar a região”, comentou o secretário.
De acordo com dados do Infosiga, do Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito), de 2023 a 2025, em 32 meses, foram registrados 81 sinistros de trânsito na Avenida Paulo Marcondes.