Semob testa central de monitoramento semafórica para implantar onda verde em avenidas

Serviço contemplará seis cruzamentos das avenidas Coronel Marcondes e Manoel Goulart, onde sistema operacional está previsto para ser iniciado nesta sexta

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 21/09/2022
Horário 18:49
Foto: Cedida
Semob concluiu instalação de central de monitoramento semafórica
Semob concluiu instalação de central de monitoramento semafórica

A Prefeitura de Presidente Prudente, por meio da Semob (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana), concluiu a instalação de uma central de monitoramento semafórica, que será testada por um período de três meses. O serviço garantirá, entre outras medidas, a sincronização dos dispositivos focais das principais avenidas, o que é conhecido como onda verde.

O engenheiro da pasta, Ádriner Sanfelici, explica que a onda verde consiste na interligação dos semáforos em rede, permitindo a sincronia dos tempos de abertura e fechamento e criando a programação do sinal em efeito cascata, o que garantirá fluidez segura e inteligente. O sistema modernizado já é utilizado em grandes cidades.

Inicialmente, o monitoramento foi implantado em seis cruzamentos: Avenida Coronel José Soares Marcondes com a Rua Casemiro Dias; Avenida Coronel José Soares Marcondes com a Avenida Manoel Goulart ; Avenida Coronel José Soares Marcondes com a Rua Rui Barbosa; Avenida Coronel José Soares Marcondes com a Rua Barão do Rio Branco; Avenida Manoel Goulart com a Rua Joaquim Nabuco; e Avenida Manoel Goulart com a Rua Siqueira Campos.

Nestes cruzamentos, o sistema operacional em onda verde está previsto para ser iniciado nesta sexta-feira.

O engenheiro afirma que a onda verde não gerará aumento de velocidade na via. “A sincronização é programada para operar em uma velocidade específica, conforme os limites da via. Se o condutor trafegar em velocidade superior à permitida, quando chegar à aproximação seguinte, ela estará fechada”, comenta.

“Com a central de monitoramento, caso um dos dispositivos apresente problema, como falta de energia, desligamento ou intermitência não programados, o aviso será emitido em tempo real, com possibilidade de a falha ser solucionada de maneira remota, garantindo agilidade e mais segurança ao tráfego. Anteriormente, os problemas precisavam ser comunicados pela população ou pelos fiscais e só eram resolvidos com a equipe in loco”, esclarece.

Ainda conforme a Semob, a central de monitoramento, neste primeiro momento, será operada nos seis cruzamentos citados em caráter de teste, por meio de parceria, sem custo ao município. Caso o sistema seja aprovado pela equipe técnica da pasta, futuramente será realizada uma licitação para ampliar o serviço a outras avenidas.

Apesar do monitoramento não incluir a Avenida Washington Luiz, o sistema de onda verde também será implantado na via, especificamente nos cruzamentos com as ruas Belo Horizonte e Florianópolis. A adequação será realizada nas próximas semanas.

Foto: Reprodução - Medida sincronizará tempos de abertura e fechamento dos semáforos

Publicidade

Veja também