Senac Prudente recebe 8ª etapa do Festival Sabor de São Paulo

No sábado, a partir das 11h, evento é aberto ao público, que poderá saborear as delícias da região feitas por produtores locais, além de curtir shows musicais

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 25/01/2024
Horário 07:05
Foto: Cedida
Evento exalta a gastronomia, um dos setores que mais movimentam o turismo no Estado
Evento exalta a gastronomia, um dos setores que mais movimentam o turismo no Estado

O Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) de Presidente Prudente sedia, nesta sexta-feira e sábado, a etapa regional do Festival Gastronômico Sabor de São Paulo 2024, evento que exalta a gastronomia, um dos setores que mais movimentam o turismo no Estado. Essa edição abre a temporada do ano e vai percorrer dez Rotas Gastronômicas. 

O evento, promovido pela Setur-SP (Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo), em parceria com o Mundo Mesa, núcleo de inteligência em gastronomia e o Senac São Paulo, tem como ponto focal a rota gastronômica do Pontal do Paranapanema e três regiões turísticas do oeste paulista: Sol do Oeste, Circuito das Nações e Pontal Paulista, totalizando 24 cidades impactadas pelas atividades. Ao todo, foram selecionados 15 pontos turísticos-gastronômicos, como restaurantes, cervejarias, produtores de mel, queijos, embutidos, molhos, pães e frutas. 

Essa edição mapeou os pratos e quitutes mais emblemáticos do Pontal do Paranapanema, resgatando receitas tradicionais e adaptações que representem a culinária local, fomentando o turismo regional. “Como representante da educação em diversas áreas do conhecimento, incluindo a gastronomia e o turismo, o Senac Presidente Prudente tem o imenso prazer de sediar essa etapa do Sabor de São Paulo, reforçando nosso compromisso com o desenvolvimento de pessoas e organizações por meio de ações comprometidas com a responsabilidade social e o mundo do trabalho”, diz Katia Cristina Martins, gerente da unidade.  

Amanhã, será realizado um workshop de capacitação profissional, destinado aos profissionais da área e integrantes da rota gastronômica Pontal do Paranapanema, contando com aula-show de Gabriel Coelho, chef padrinho desta etapa e vencedor da primeira edição do “Mestre do Sabor”, programa exibido em 2019 na TV Globo. Hoje, o chef comanda três empreendimentos em São Paulo: o De Primeira, botequim raiz, o De Segunda, restaurante de comida brasileira, e o Quintal de Primeira, boteco que serve comida na brasa. 

No sábado, a partir das 11h, o Senac Presidente Prudente abre as portas ao público aproveitar as delícias da região a preços populares, com a exposição de diversos produtos artesanais e de restaurantes de destaques da culinária regional, além de shows musicais. “Essa é uma oportunidade única de recebermos a população para curtirmos juntos, momentos de descontração em torno das delícias da culinária da região, ao som de músicas que representam a cultura do interior, em especial, as belezas e as riquezas naturais do Pontal do Paranapanema”, ressalta Katia. 

SERVIÇO:
Festival Sabor de São Paulo - Etapa Presidente Prudente 

Local: Senac Presidente Prudente
Endereço: Av. Manoel Goulart, 2.881 - Centro Educacional - Presidente Prudente
Informações: https://www.sp.senac.br/presidenteprudente

CONFIRA OS PRODUTORES E OS RESTAURANTES CONVIDADOS E ALGUMAS DAS SUAS ESPECIALIDADES:

•    Restaurante Fulô de Mandacaru – Presidente Prudente – Região Turística Sol do Oeste
- Um dos destaques do cardápio é o escondidinho Virgulino Ferreira, que leva purê de macaxeira e costela bovina desfiada na cerveja.  

•    Pesqueiro a Apiário Ferreira Mel – Pirapozinho – Região Turística Pontal Paulista
-  Cardápio rico em porções de peixes diversos e molhos a base de mel. 

•    Agro L Rocha – Pirapozinho – Região Turística Pontal Paulista
- Cerveja elaborada com a raiz batata-doce em variadas versões. 

•    Rota das Frutas Exóticas – Narandiba – Região Turística Pontal Paulista
- Café da manhã colonial servido acompanhado de uma variedade de frutas tradicionais e exóticas, como lichia, pitaia e longan, de origem chinesa. 

•    Pesqueiro Paiano’s – Iepê – Região Turística Pontal Paulista
- Cardápio rico em pescados, com carro-chefe Peixe na telha à parmegiana, feito com filé de tilápia empanado.

•    Casa Di Trocchio Vieira – Pedrinhas Paulista – Região Turística Circuito das Nações
- Pães artesanais assados em forno a lenha, que podem ser recheados com pancetta, presunto com queijo e tomate ou à gosto do cliente, além de doces como bolacha de nata e crôstoli.

•    Sua Pastelaria – Bastos – Região Turística Circuito das Nações
- A principal atração é o pastel em formato de galinha, que pode ganhar os mais variados recheios. 

•    Apiário Puro Mel - Tupã - Região Turística Circuito das Nações
- Produção de mel e de seus derivados. 

•    Rancho dos Defumados - Tupã - Região Turística Circuito das Nações
- Carnes defumadas de forma artesanal como linguiça defumada, costela suína, o bacon e o salame de pernil, entre outros.

•    Factory Drinks - Tupã - Região Turística Circuito das Nações
- Drinques como o Pitaya Spitz, que combina o fruto, espumante e mel, e o Quintal, feito com cachaça, limões tahiti e siciliano, lima-da-pérsia e xarope de açúcar. 

•    Queijos Monte Alegre - Adamantina - Região Turística Sol do Oeste
- Queijos produzidos com leite de vaca e cabra de variedades como minas frescal, nozinho de muçarela, provolone e requeijão. 

•    Le Doc Charcutaria - Presidente Prudente - Região Turística Sol do Oeste
- O cardápio inclui copas defumadas, salame cracóvia, lombo defumado, linguiça calabresa desidratada, filetto (filé-mignon suíno) e linguiça portuguesa maturada em vinho tinto.

•    Pão Nosso - Presidente Prudente - Região Turística Sol do Oeste
- Entre as sugestões há receitas tradicionais, bruschetta, focaccia, lanches com favo de mel, brownies, bolos e panetones. 

•    Danega Conservas - Presidente Prudente - Região Turística Sol do Oeste
- Produção diversificada de conservas, como batata-doce com conhaque e pastas de banana, atende à crescente demanda.

•    Pesqueiro Chácara do Sol - Presidente Prudente - Região Turística Sol do Oeste
- O cardápio inclui variações de pratos com tilápia, como à parmegiana, sashimi e ceviche. 



 

Publicidade

Veja também