Sentenciados de Pacaembu recebem serviços

REGIÃO - Bruno Saia

Data 23/06/2016
Horário 09:34
 

O CPP (Centro de Progressão Penitenciária) de Pacaembu será a primeira unidade prisional do Estado a receber a 2ª edição da Jornada da Cidadania e Empregabilidade. O evento, que havia passado pelo estabelecimento em novembro do ano passado, chega hoje novamente ao local com duas novidades para os reeducandos: um treinamento sobre "Protocolos de pronto-socorrismo", ministrada por Denise Cristina, da Escola Técnica Estadual Prof. Eudécio Luiz Vicente, de Adamantina, e outro sobre "Sustentabilidade com reutilização de óleo vegetal e fabricação de sabão", com o palestrante voluntário Eduardo Mendes.

Jornal O Imparcial Sentenciados acompanharam palestra sobre meio ambiente

O objetivo dos cursos, respectivamente, é capacitar os alunos a agirem corretamente em situações de emergência e auxiliá-los a obter mais uma fonte de renda quando estiverem em liberdade. O aprendizado da produção de sabão artesanal também é uma forma de incentivo à preservação ambiental. "O sabão é feito com óleo de cozinha usado, que se torna inservível após o uso. Dessa forma, damos destino a um produto nocivo à natureza", explica o diretor da unidade, Thiago Gonfiantini Junqueira.

 

Outras atividades

A jornada também traz para a unidade, serviços e emissão de documentos pessoais essenciais para a reinserção social dos reeducandos. Além da emissão e atualização de RG, CPF, Certidão de Nascimento e Carteira de Trabalho e Previdência Social, o evento proporcionará também atendimento jurídico, verificação de glicemia, aferição de pressão e teste de acuidade visual.

A unidade conta atualmente com uma população carcerária de 1.360 reeducandos e, por isso, os trabalhos tiveram que ser iniciados já no dia 13 de junho, quando foram realizadas ações como: oficina de crochê em malha, testes rápidos para verificação de DSTs (doenças sexualmente transmissíveis), cortes de cabelo e palestras sobre diversos temas como: identidade e valorização pessoal, água e meio ambiente.

O evento é realizado pela SAP (Secretaria de Administração Penitenciária), pela Croeste (Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Oeste do Estado) e diversos outros órgãos públicos.

 
Publicidade

Veja também